
Íris Carneiro, Premiada da iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Íris Carneiro, de 9 anos, natural do Marco de Canaveses, conquistou um dos 15 prémios da "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias com a Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Íris Carneiro, 9 anos, do Marcos de Canaveses, teve um desempenho exemplar no ano letivo passado e foi recompensada pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos". "Aprendo facilmente quando ouço a professora a falar", revela a jovem, continuando: "Gosto muito da escola e a minha matéria favorita é Inglês, também gosto muito de brincar e tenho muitos amigos. Quando eu for grande quero ser veterinária, pois gosto muito dos animais e quero cuidar deles".
A jovem aluna não esconde a alegria que sentiu por ter sido distinguida e relata a reação à notícia: "Quando soube que tinha sido premiada fiquei muito feliz. Em relação à Opticalia não sei se vou precisar de óculos, mas com o vale da Staples vou comprar a mochila e os materiais que eu preciso".
Também a mãe, Cristina Ferreira, 43 anos, atualmente desempregada, ficou orgulhosa com a premiação da filha. "A Iris na escola é uma excelente aluna e é uma amiga muito dedicada. Não estuda muito porque capta tudo que a professora diz. Vai estudando, mas muito pouco. É uma boa amiga, gosta muito de ajudar todos os amigos e todos os meninos que têm algumas dificuldades", revela.
Com tão bons resultados escolares, esta mãe viu que a filha poderia ter hipóteses de ser uma das selecionadas e não hesitou em enviar a candidatura. "Nesta altura do ano é ótimo, é excelente, porque tenho duas filhas. A mais velha anda no 11.º ano e são despesas muito avultadas. Por isso, este prémio, neste momento, dá mesmo muito jeito", salienta, explicando porque concorreu: "Já tinha visto o ano passado a outra iniciativa que tiveram, mas depois já fui tarde e já tinha passado o prazo. Entretanto, este ano fiquei sempre atenta e concorri porque preenchia todos os requisitos. Vamos dando aos filhos aquilo que podemos, mas, às vezes, há umas coisitas ou outras que temos que esperar um bocadinho mais para poder dar. Então, com este vale, será mais fácil adquirir algumas das coisas que ela gostava de ter, como uma mochila nova, uns caderninhos inteligentes. Foi mais um bocadinho por aí que decidi candidatá-la aos prémios".
Embora Íris não use óculos, há três anos que não faz qualquer exame visual, pelo que o vale da Opticalia vai permitir verificar que está tudo bem com a visão da jovem. "Já tinha a ideia de, antes de começar a escola, voltar ao médico e ver. Esta é uma oportunidade de poder ver se realmente está tudo bem ou não", justifica.
Por isso, Cristina Ferreira elogia esta iniciativa e apela a que outras empresas sigam este exemplo. "Deveria haver mais empresas a fazer mais para ajudar as famílias, pois, de facto, há muitas crianças com muitas necessidades", completa.
Perfil
Nome: Íris Isabel Ferreira Carneiro
Idade: 9 anos
Localidade: Marco de Canaveses
Ano a frequentar: 4.º
Aproveitamento: "Muito Bom" a tudo
Quando for grande quero ser: Veterinária