
Mafalda Coelho é uma das vencedoras da "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Mafalda Coelho, de 10 anos, natural de Valongo, foi distinguida com a "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
O excelente desempenho escolar de Mafalda Coelho, 10 anos, de Valongo, foi devidamente recompensado este ano com a atribuição de uma das 15 "Bolsa de Mérito - Educação para todos", atribuídas pelo JN, Staples e Opticalia. Como conseguiu a premiada ser avaliada com nota "5" a todas as disciplinas? "Tenho boas notas porque estudo muito e estou atenta às aulas. Sou simpática com os meus colegas e também ajudo muito quando eles precisam", realça a jovem, apontando a Matemática como a disciplina favorita, ou não gostasse de "números e contas".
Apesar da paixão pela matemática, não é por essa via que quer seguir quando tiver de escolher uma profissão. E aponta o caminho: "Quando for grande quero ser veterinária, porque gosto muito dos animais". Enquanto não tem de decidir o futuro, nos tempos livres Mafalda aproveita para "ler, estudar e jogar jogos".
Sobre a "Bolsa de Mérito", a estudante revela ter ficado "muito feliz" quando soube que tinha sido escolhida, contando, de seguida, o que pretende comprar com os vales: "Na Opticalia vão ser uns óculos novos, mas na Staples ainda não sei o que vou querer escolher".
Para o pai de Mafalda, Hélio Coelho, 50 anos, operador e programador de CNC, este prémio chegou na altura ideal. "O que nos levou a concorrer foi que neste momento a nossa situação financeira está um bocadinho vulnerável, porque a minha esposa está desempregada já há algum tempo, sem qualquer rendimento e, atualmente, até estava a trabalhar num part-time de duas horas, mas isso não chega para tudo. E decidimos avançar com a candidatura a esta iniciativa", explica.
Por isso, "foi com muita alegria" que receberam a notícia de que a filha tinha sido uma das contempladas. "Este prémio dá-nos muito jeito para o futuro escolar da Mafalda. O regresso às aulas é sempre uma dor de cabeça para os pais. Acho muito importante e é de louvar estas iniciativas. Os óculos que a Mafalda usa já estão a ficar com muito uso e vai-nos dar imenso jeito poder trocá-los. E em relação à Staples, vai ser uma grande ajuda para darmos tudo o que ela necessita, se calhar não só para o próximo ano, mas para os dois seguintes", assinala este pai.
Quanto ao percurso da Mafalda, Hélio assegura que "tem sido excelente desde o primeiro ano, com notas máximas a tudo". E complementa: "É uma aluna muito empenhada, uma pessoa inexplicável. É o máximo de bom que pode existir num ser humano. Um ser humano fantástico. É tudo o que um pai deseja".
"Desde o primeiro ano que nunca insistimos com ela para estudar, chega a casa e sabe os deveres que tem a fazer e para onde é que tem de estudar e pouco nos pede ajuda. É muito responsável e não nos preocupamos nada", termina este pai.
Perfil
Nome: Mafalda Silva Coelho
Idade: 10 anos
Localidade: Valongo
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: "5" a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser: Veterinária