
Santiago de Jesus foi premiado pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Santiago de Jesus, de 11 anos, da Senhora da Hora, foi premiado pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Tenho notas boas, porque fico atento nas aulas. Quando chego a casa também estudo, revejo tudo e faço exercícios em livros de fichas. Estudo sempre muito antes dos testes para conseguir tirar notas boas". A revelação é de Santiago Jesus, 11 anos, da Senhora da Hora, Matosinhos, um dos vencedores da primeira edição da "Bolsa de Mérito - Educação para todos", que continua a falar sobre a escola: "A disciplina que eu mais gosto é a matemática, porque sou mesmo barra, gosto muito de resolver problemas e fazer contas e cálculos".
Os conhecimentos que adquiriu ao longo dos anos partilha-os agora com o irmão Salvador, de 9 anos, que vai para o 4.º ano "Às vezes ajudo-o a estudar e a fazer os trabalhos de casa", diz, anotando ter outro irmão, o Sebastião, de apenas 21 meses.
Apesar de já ter andado no Conservatório, no qual tocava trompa e bateria, o que estimula mesmo Santiago é o desporto, em especial o atletismo. "Na escola dele, o Carolina Michaëlis, ficou em primeiro no mega-salto da faixa etária dele, depois foi representar a escola a nível distrital e ficou em quarto, se não estou em erro. O professor de educação física sugeriu ir para o atletismo. É algo que estamos a avaliar", explicou a mãe, Iolanda Abreu, 41 anos.
De volta a Santiago, contou ainda que, nos tempos livres, gosta de "andar de skate", que tem "o sonho de visitar a Itália" e que ainda anão sabe dizer o que quer ser quando for grande. "Muito feliz" por ter sido um dos escolhidos, o jovem aluno quer "comprar material escolar com o prémio da Staples.
"Muito orgulhosa do percurso do filho", Iolanda diz que foi por isso que concorreu a esta bolsa. "Efetivamente, com três filhos, era um prémio muito apetecível. Foi uma mudança muito brusca na vida dele, passar do 1.º para o 2.º ciclo e estávamos preparados para que houvesse ali um período de adaptação, mas a verdade é que ele tirou logo excelentes notas no 1.º período, adaptou-se muito bem, fez novos amigos, adorou os professores, dedicou-se imenso ao estudo e vieram esses resultados exemplares. Foi, inclusive, proposto para o quadro de excelência", justifica.
Iolanda acrescenta ainda sobre a bolsa atribuída a Santiago: "É muito interessante. Acho que devia haver mais apoios a esse nível. Estão de parabéns o JN e os parceiros por terem tomado esta iniciativa. É uma grande motivação e um grande apoio para os pais e para eles um motivo para se empenharem mais, no sentido de que veem que o esforço pode ser recompensado. É uma responsabilidade acrescida, pois não são os pais que os estão a compensar pelas boas notas, não é a escola, mas entidades externas. Fiquei mesmo muito feliz quando soube que ele tinha ganho".
Com o vale da Staples, esta mãe vai "comprar uma calculadora gráfica". "Vamos investir já nisso, que é uma coisa muito cara e que vai ser muito útil. Até porque ele adora matemática. Vai ser uma área que ele com certeza vai seguir. Também estou a pensar uma etiquetadora, porque tenho de etiquetar para os três. A mochila ainda vamos reutilizar, mas cadernos, lápis, tudo isso é necessário comprar e os livros de fichas", completou.
Perfil
Nome: Santiago Miguel Borges Abreu de Jesus
Idade: 11 anos
Localidade: Senhora da Hora, Matosinhos
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: Oito "5" e três "4"
Quando for grande quero ser: Não sabe