O Race Party, na Universidade do Minho, é considerado o maior festival académico de provas de mini-carros personalizados da Europa.
Corpo do artigo
A décima edição do desafio de engenharia acontece esta quarta-feira, entre as 12 horas e as 16 horas e trinta minutos, no campus de Azurém, em Guimarães, reunindo 300 alunos das universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro. Os concorrentes vão enfrentar provas de design, velocidade e distância, além de duelos surpresa.
Os minicarros que estarão em prova foram construídos neste semestre letivo e seguem os princípios da engenharia, procurando desempenhos ótimos sem usar combustíveis nem baterias. É um desafio de engenharia que apela à criatividade dos futuros engenheiros, para encontrarem soluções de propulsão e design inovadoras, sem perder de vista as preocupações ambientais.
O programa arranca com a prova de rapidez, às 12 horas e trinta minutos, em que cada mini-carro, acionado por uma mola, deve percorrer cinco metros no menor tempo possível. Na prova de distância, às 15 horas, ganha o veículo que chegar mais longe num só lançamento. Antes do desafio surpresa, as equipas têm 15 minutos para ajustar a eficiência e performance dos seus carros ao objetivo. Finalmente, na corrida dos campeões, às 16 horas, é concedida uma última tentativa aos concorrentes que queiram superar o desempenho dos minicarros vencedores.
“Esta iniciativa, criada em 2015, é comparável a eventos similares dos EUA e permite a estudantes portugueses de Engenharia Mecânica, de Produto e Aeroespacial desenvolverem protótipos físicos e virtuais com várias soluções, adequando a complexidade ao seu grau de conhecimento científico-tecnológico e à sua ligação a uma futura profissão”, realça o professor Paulo Flores, coordenador do festival. “Há eventos do género no Reino Unido, Alemanha ou França, mas mais localizados e sem a nossa dimensão, organização e experiência”, destaca o professor.
A organização da Race Party é do Departamento de Engenharia Mecânica e do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da Escola de Engenharia da UMinho. A entrada no evento é livre.