Os dois tripulantes da cápsula Starliner da Boeing que estão presos na Estação Espacial Internacional (EEI) vão regressar em fevereiro do próximo ano num voo da SpaceX. A decisão foi anunciada este sábado pela NASA.
Corpo do artigo
De acordo com a agência espacial americana, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que partiram, no início de junho, numa missão que seria de oito dias, acabarão por ficar cerca de oito meses na EEI. O regresso será num voo da SpaceX, empresa do magnata Elon Musk.
A cápsula Starliner da Boeing que os levou para o complexo orbital registou vários problemas. Depois de descolar do centro espacial de Cabo Canaveral, na Florida, a nave só conseguiu atracar numa segunda tentativa devido a problemas no motor. Além disso, sofreu uma fuga de hélio.
“A NASA decidiu que Butch e Suni regressarão com a Crew-9 [da SpaceX] em fevereiro próximo, e que o Starliner voltará sem tripulação", afirmou Bill Nelson, administrador da NASA.
A Starliner é uma nave espacial parcialmente reutilizável que consiste numa cápsula tripulante com cerca de três metros de altura e um módulo de serviço. Ao contrário do veículo Crew Dragon da empresa SpaceX de Elon Musk, não aterra na água, mas sim em terra firme.