Duplicou a probabilidade de asteroide do tamanho de prédio de dez andares atingir a Lua
O asteroide de grandes dimensões "2024 YR4", identificado em dezembro do ano passado, tem, agora, o dobro da probabilidade de atingir a Lua, revelou a NASA. O corpo celeste rochoso tem aproximadamente a dimensão de um prédio de dez andares.
Corpo do artigo
Quando foi identificado, a probabilidade de, em 2032, o "2024 YR4" colidir com a Terra já era extremamente reduzida, sendo que, mais tarde, a NASA baixou o risco de colisão para 0,004%.
No entanto, uma nova hipótese surgiu entre as investigações científicas. O risco de o asteroide colidir com a Lua em 2032 aumentou mais do dobro, subindo de 1,7% para 3,8%. Contudo, esclarece a agência espacial americana, num comunicado citado pela BBC, "há 96,2% de hipóteses de o asteroide não atingir a Lua".
A conclusão foi elaborada com base em informações de telescópios, nomeadamente o Telescópio Espacial James Webb. As observações também contribuíram para a redução da estimativa do tamanho do asteroide, que se pensa ser equivalente a um prédio de dez andares.
“Não teria nenhum efeito na Terra, mas iria permitir-nos estudar pela primeira vez a formação de uma cratera lunar provocada por um asteroide”, garantiu o astrónomo Alan Fitzsimmons.
O "2024 YR4" é o menor corpo celeste rochoso alguma vez observado pelo Telescópio Espacial James Webb e, no próximo mês, será essencial para fornecer aos cientistas mais detalhes sobre a probabilidade do impacto.