A ferramenta de pesquisa "Modo IA" da Google chega, esta terça-feira, a Portugal, "em 36 novos idiomas", de acordo com um comunicado da empresa.
Corpo do artigo
A ferramenta é uma "experiência de pesquisa com inteligência artificial, apresentando raciocínio e multimodalidade mais avançados, e a capacidade de aprofundar através de perguntas de acompanhamento e links úteis para a web", lê-se na nota na Google.
O "Modo IA" vai aparecer como um separador na página de resultados da pesquisa e, "com recurso a uma versão personalizada" dos modelos Gemini, permite "fazer perguntas com nuances que, antes, exigiam várias pesquisas".
De acordo com a empresa, a ferramenta é "particularmente útil para questões exploratórias e para tarefas mais complexas, como procurar, planear uma viagem ou compreender procedimentos complexos".
Podem ser colocadas, por exemplo, questões como "Quero compreender os diferentes métodos de fazer café. Faz uma tabela a comparar as diferenças de sabor, facilidade de utilização e equipamento necessário." E ainda acrescentar depois: "Qual o melhor grau de moagem para cada método?".
A ferramenta divide a pergunta em subtópicos e gera uma infinidade de pesquisas em simultâneo. As pesquisas podem ser feitas através de escrita, voz ou imagens.
A Google realça ainda, no comunicado, que pretende "utilizar abordagens inovadoras para melhorar a factualidade". O objetivo "é mostrar uma resposta baseada em IA tanto quanto possível" e, nos casos em que tal não for possível, "ver um conjunto de resultados de pesquisa da web".