Forte espírito de comunidade para uma herança mundial pesada: aí está a Geração Beta
Os bebés nascidos em 2025 passam a integrar a nova Geração Beta, composta por crianças que vão crescer num Mundo repleto de desafios sociais - das alterações climáticas às mudanças populacionais - desenvolvendo-lhes uma mentalidade colaborativa e focada no grupo.
Corpo do artigo
Com o arranque de 2025, o Mundo despediu-se da Geração Alfa para dar as boas-vindas a uma nova, a Beta, com um horizonte temporal que engloba bebés nascidos até 2039.
De acordo com a empresa australiana de análise demográfica McCrindle, que a batizou, as pessoas desta geração serão filhos dos jovens Millennials e dos mais velhos da Geração Z, sendo que, em 2035, vão representar 19% da população mundial.
"Para a Geração Beta, os mundos digital e físico serão perfeitos. Enquanto a Alpha viveu a ascensão da tecnologia inteligente e da Inteligência Artificial (IA), a Geração Beta viverá numa era em que a IA e a automação estão totalmente incorporadas na vida quotidiana — da educação e locais de trabalho à saúde e ao entretenimento", explicou a consultora, acrescentando que este grupo será, provavelmente, o primeiro a "experimentar transporte autónomo em escala, gadgets de monitorização de saúde e ambientes virtuais imersivos como aspetos da vida diária".
As crianças da Gen Beta vão herdar um Mundo com crescentes desafios sociais, nomeadamente as alterações climáticas, as mudanças populacionais globais e a rápida urbanização na vanguarda". Por isso, serão pessoas com "uma mentalidade mais global, focada na comunidade e colaborativa do que nunca".