Há 50 anos, a humanidade enviou uma mensagem aos extraterrestres que ainda não chegou
Faz hoje 50 anos que a humanidade enviou a primeira mensagem rádio a extraterrestres. A mensagem de Arecibo foi enviada durante a inauguração de uma grande atualização do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, na tarde de 16 de novembro de 1974 e continha algumas informações básicas sobre a raça humana.
Corpo do artigo
Concebida por Frank Drake com a ajuda de Carl Sagan e membros do National Astronomy and Ionosphere Center, o sinal de rádio enviado ao espaço tinha o objetivo simbólico de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra e a civilização humana. O sinal foi enviado apenas uma vez, durante um período de cerca de três minutos, num feixe estreito dirigido para um grupo de cerca de 300 mil estrelas chamado Grande Enxame de Hércules, ou Messier 13, que se localiza a 25 mil anos-luz de distância da Terra.
A mensagem, que foi transmitida na frequência de 2380 MHz, consistia em 1679 bits binários que representavam uns e zeros. Se os uns forem traduzidos em caracteres gráficos e os zeros em espaços, a mensagem forma uma imagem simbólica de 23 caracteres de largura por 73 de comprimento. Incluía diversas "secções" com informações sobre a vida e a civilização humana, entre as quais representações dos químicos fundamentais da vida, a fórmula do ADN, um diagrama rudimentar do nosso sistema solar e imagens simples de um ser humano e do telescópio de Arecibo.