Portugal recebe, em abril, o maior evento mundial de engenharia de software do mundo, que trará à capital algumas das maiores referências mundiais da investigação e das empresas de tecnologia. As inscrições para o evento ainda estão abertas.
Corpo do artigo
A Conferência Internacional de Engenharia de Software (ICSE, na sigla em inglês) é o principal evento do mundo na área, que vai decorrer no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, entre os dias 14 e 20 de abril, "atraindo essencialmente académicos, mas também pessoal da indústria".
Segundo explicou ao JN Rui Maranhão, docente de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e co-presidente do ICSE, a conferência principal acontecerá entre os dias 17 e 19, decorrendo, nos restantes dias do programa, 11 conferências e 23 workshops associados ao evento. As inscrições ainda estão abertas, sendo que estão inscritas já cerca de 1700 pessoas - o maior número de sempre, que bate o do ano passado, na Austrália, onde estiveram 1400 participantes.
"A conferência trata todos os aspetos da engenharia de software e, este ano, como é expectável, porque a sociedade está a falar muito disso,
vai abordar temas que estão muito relacionados com a inteligência artificial, mas sempre de uma perspetiva da engenharia de software, sempre de uma perspetiva da construção de software", adiantou Rui Maranhão, detalhando que serão abordados vários tópicos, desde a implementação de sistemas robustos e sustentáveis até à ética nos sistemas inteligentes e à computação confiável, além de outros relacionados com o desenvolvimento e manutenção de software, "sempre numa perspetiva de inovação e investigação".
"Os tópicos que vão ser falados durante essa semana são bastante estado da arte. É uma conferência onde se dá primazia à investigação, em contraste por exemplo com a WebSummit, em que se dá primazia às startups e se tenta explorar o negócio. Aqui, trata-se muito mais de apresentar ideias", resumiu.
Meta, Microsoft e Google
Ao longo de cada um dos três dias da conferência principal, haverá uma sessão plenária, da parte da manhã, a que se seguem várias sessões paralelas, em que haverá apresentações de trabalhos de académicos validados pelos pares, estando confirmadas as presenças de representantes de gigantes tecnológicas, como a Meta, a Microsoft e a Google. Serão também atribuídos vários prémios, o mais importante dos quais o Prémio Harlan D. Mills, que reconhece investigadores que tenham dado contribuições duradouras, sustentadas e impactantes na área da engenharia de software.
Organizada pelo FEUP e pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), a quem se associou a NCI Portugal, o evento - cujo programa completo pode consultar aqui - tem a chancela de duas instituições internacionais da área, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e a ACM (Association for Computing Machinery), que congregam centenas de milhares de associados.