Meta quer usar posts do Facebook e Instagram para treinar IA. Saiba como evitá-lo
O anúncio da gigante tecnológica, com efeitos a partir de 26 deste mês, está a gerar descontentamento. A ideia é usar publicações e fotografias publicadas nas plataformas para ajudar a desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial.
Corpo do artigo
A Meta anunciou recentemente que no dia 26 de junho pretende começar a usar dados de publicações no Instagram e Facebook, incluindo fotografias, para treinar o seu mais recente modelo de Inteligência Artificial (IA), o chamado "Llama 3". A notícia não tardou a gerar uma onda de críticas nas redes sociais, levando inclusivamente o grupo de ativistas pela privacidade "None Of Your Business" (NOYB) a apresentar queixa às autoridades em 11 países europeus.
Em entrevista à Reuters em setembro passado, um responsável da Meta revelou que, em alguns países, as publicações públicas nessas plataformas já eram usadas para ajudar a desenvolver os seus modelos Llama, estando ainda a ser analisada a melhor forma de aplicar estas experiências a nível europeu. Em maio, a gigante americana anunciou que ia começar a notificar os utilizadores do Facebook e Instagram na Europa e no Reino Unido do início da medida.
Para a organização NOYB, o grande problema reside no facto de em nenhum momento ser pedido o consentimento dos cidadãos que utilizam as redes sociais, tal como as regras de privacidade da UE exigem. A iniciativa, que considera ilegal, já resultou em queixas feitas em 11 países (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Polónia e Espanha), prevendo-se que o número de denúncias aumente nos próximos dias.
"Basicamente dizem que podem usar dados para todas as finalidades e disponibilizá-los a qualquer um no mundo", denunciou o fundador da NOYB, Max Schrems, lamentando que não se saiba ao certo onde serão aplicados.
O que fazer para "proteger" as publicações?
Apesar de a Meta não pedir luz verde aos utilizadores, é possível, nas próprias plataformas, garantir que as publicações não são usadas para treinar IA. No Instagram é necessário ir à página de perfil, abrir o menu no canto superior direito (os três traços horizontais), escolher "Sobre" (fazendo scroll até ao fim) e, de seguida, carregar em "Política de privacidade". Lá é possível escolher "direito de oposição", sendo necessário preencher um formulário.
No Facebook, através do computador, o utilizador terá de carregar na foto de perfil que surge no canto superior direito, escolher "Definições e privacidade", "Centro de privacidade", "Outras políticas e outros artigos" e ainda "Como a Meta utiliza informações para modelos e funcionalidades de IA generativa”. Aí, terá de procurar, uma vez mais, o "direito de oposição", já no final da página, e preenche o formulário. De uma forma mais direta pode ainda aceder a este link e escolher "Quero eliminar todas as informações pessoais de terceiros usadas para criar e melhorar a inteligência artificial nos produtos da Meta".