A NASA divulgou, esta semana, o uniforme dos astronautas que vão ser utilizados na missão Artemis 3, a primeira com destino à lua desde 1972 e com uma mulher a bordo.
Corpo do artigo
Os fatos, apresentados no 75.º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), em Milão, são fruto de uma parceria entre a conhecida marca de moda de luxo Prada e a empresa Axiam Space, especializada em infraestruturas espaciais.
O uniforme é predominantemente branco, com um torso curto, que se sobrepõe ao reto da peça, e detalhes em cinzento nos cotovelos e joelhos. Embora não tenham o logótipo da Prada, a fato tem detalhes vermelhos nos antebraços, na cintura e na mochila, em referência a uma linha de óculos da marca chamada "Linea Rossa".
Segundo a Prada, o fato foi criado "proteger os astronautas do ambiente hostil do espaço e permitir, pela primeira vez, a exploração humana do polo sul lunar". Já a Axiom Space garantiu que "utiliza recursos para suportar o ambiente empoeirado da superfície lunar" e que permite aos astronautas desempenhar atividades seguras dentro e fora do veículo espacial.
Em janeiro deste ano, a NASA anunciou que os quatro astronautas da missão Artemis 2 que voarão ao redor da Lua viajarão apenas em setembro de 2025. Já a missão Artemis 3 só está prevista para setembro de 2026 e vai ser a primeira com destino à lua depois da Apollo 17, em 1972.