Quase metade dos pedidos de patentes apresentados por Portugal à Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2024 contou com uma mulher inventora, o que torna o país no segundo da Europa com mais descobertas no feminino. No total, as empresas e instituições nacionais realizaram 347 registos.
Corpo do artigo
No ano passado, as empresas e as instituições nacionais fizeram 347 pedidos à agência estrangeira, um recorde histórico liderado pela área da tecnologia informática. Segundo o Patent Index 2024 publicado esta terça-feira, o número de solicitações à OEP tem vindo a crescer nos últimos cinco anos, tendo registado um aumento de 4,8% face ao ano anterior e de 38,2% em relação a 2020.
Em 48% dos 347 pedidos portugueses é mencionada pelo menos uma mulher, quase o dobro da média (25%) dos 39 membros da OEP. Só a Macedónia do Norte supera Portugal. O relatório revela também que existem assimetrias significativas nas áreas onde o poder feminino está representado, que variam entre 13% na engenharia mecânica e 43% na química.
Ambiente cresce 150%
Sem surpresas, as tecnologias informática e médica continuam a liderar o topo das invenções portuguesas, com 38 e 25 pedidos, ainda que o setor médico tenha registado um decréscimo de 19% em relação a 2023. Ao contrário da tendência europeia, os pedidos portugueses nas áreas dos produtos farmacêuticos e da biotecnologia aumentaram, respetivamente, 10,5% e 17,6%.
As maiores subidas verificaram-se nos setores da química orgânica (112,5%) e da tecnologia ambiental (150%). Com 179 solicitações – mais de metade dos registos –, o Norte do país continua a liderar o ranking regional, tendo apresentado um crescimento de 13,3% face ao ano anterior, seguido da região Centro (86 pedidos) e de Lisboa (69).
No que diz respeito aos maiores requerentes, metade dos dez primeiros são universidades ou centros de investigação, mas a tabela é liderada pela Nos Inovação e pela Altice Labs. No terceiro lugar do pódio, a Universidade do Porto apresentou dez pedidos de patentes à OEP no ano passado.
Saber mais
EUA lideram ranking
Com 47 787 pedidos, os Estados Unidos lideram o Patent Index 2024, seguidos da Alemanha e do Japão. Portugal ocupa a 29.ª posição.
Tecnológica coreana
A Samsung, marca da Coreia do Sul, apresentou mais de cinco mil pedidos no ano passado, destronando a chinesa Huawei. A LG fecha o pódio das empresas.