Robôs correram meia maratona com humanos na China e "Tiangong Ultra" foi a máquina vencedora

"Tiangong Ultra" venceu a competição, com um tempo de duas horas e 40 minutos
Foto: Kevin Frayer / Getty Images
Vinte e um robôs humanoides juntaram-se, este sábado de manhã, a vários atletas "de carne e osso" para a Meia Maratona de Yizhuang, em Pequim. Foi a primeira vez que as máquinas correram ao lado de seres humanos, num percurso de 21 quilómetros.
Os robôs, de diversos fabricantes chineses, como a "DroidVP" e a "Noetix Robotics", eram de variados formatos e tamanhos - uns com menos de 1,20 metros e outros com 1,80 - sendo que um deles conseguia até sorrir e piscar o olho.
Segundo avança a Reuters, algumas empresas estiveram semanas a testar os robôs antes do desafio. Para as autoridades de Pequim, o evento acabou por ser bastante semelhante a uma corrida de carros, dada a necessária presença de equipas de engenharia.
Alguns humanoides, acompanhados por treinadores humanos, usaram sapatilhas de corrida. Um deles "optou" por luvas de boxe e outro exibiu uma faixa vermelha na "cabeça" com a frase "Destinado à vitória".
O robô mais rápido foi "Tiangong Ultra", do Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim, que completou a prova em duas horas e 40 minutos, mais do dobro do vencedor humano da competição, que precisou de uma hora e 20.
Algumas máquinas enfrentaram dificuldades desde o início: uma delas caiu na linha de partida e ficou vários minutos deitada, antes de se levantar e começar a correr.

