Internet

A "Baleia Verde" que quer caçar e acabar com a "Baleia Azul"

A "Baleia Verde" que quer caçar e acabar com a "Baleia Azul"

É mais uma resposta da Internet ao perigoso jogo da "Baleia Azul", que se tornou viral em todo mundo, levando os jovens a automutilar-se, tendo já provocado duas mortes na Rússia. Páginas de humor propõem desafios divertidos e querem alertar para os problemas da depressão.

Pais, professores e a comunidade médica têm alertado para os perigos do jogo. O Ministério Público tem em curso três inquéritos, nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro, relacionados com o fenómeno viral.

Pediatras respondem com a "Baleia Verde"

Mas é na Internet que a contrarreação ganha lugar. Um grupo de publicitários brasileiros já tinha criado, em abril, o "Desafio da Baleia Rosa", para promover as boas ações.

Entretanto, surgiu o "Desafio da Baleia Verde", que pretende educar os mais jovens. Ao contrário das tarefas perigosas da "Baleia Azul", aqui há objetivos como chegar cedo à escola, fazer a cama ou tirar boas notas.

A página "Torneria pediatrics", composta por vários pediatras de Orlando, nos EUA, já aderiu à "Baleia Verde". Numa das publicações, lançou diversos desafios, como chegar cedo a casa ou ler um livro por mês.

E também há consequências para quem não faz o que a página quer. "Se não cumprires o que te é proposto, algo de muito mal acontecerá ao teu telemóvel ou à wifi de tua casa", pode ler-se na publicação.

Outro animal, que também é azul

A "Preguiça Azul" está na mesma linha da "Baleia Verde". Consiste num desafio, originalmente criado no Brasil, com 50 tarefas, que se baseia no humor.

"Varrer a casa toda, deixando tudo limpo até 5 minutos", "passar um dia sem falar a palavra TOP", "comer de boca fechada" estão entre os desafios da preguiça. O último é um verdadeiro ataque à "Baleia Azul": "Não se matar, seu imbecil".

ver mais vídeos