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Ainda não foi desta que a ASICS abandonou o gel, mas conseguiu minimizá-lo em termos de peso e presença. E isso nota-se imediatamente. Bem vindos às novas Cumulus 25, que, perdoem-nos os puristas, estão melhores do que as Nimbus da gama superior.
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Conhecemos as Cumulus há muitos anos, foram as nossas primeiras companheiras de corrida, estenderam-se até ficarem cambadas e foram trocadas por outras, sempre, até ao dia em que ousamos testar a concorrência e fomos surpreendidos pela leveza e pela descoberta de que o amortecimento não padecia com isso. Porque a evolução dos materiais tornara o gel obsoleto, quanto mais não fosse pelo seu peso.
À medida que os anos foram passando, a marca foi procurando minimizar a presença, mas sem nunca desistir da tecnologia. E vários foram os testes, nossos e alheios, em que permanecia a questão: mas porquê? Até porque a própria marca desenvolveu modelos sem gel que ousamos colocar no limiar da perfeição.
Ora, as versões 2023 das Nimbus e das Cumulus parecem finalmente ter tido isso em conta. Mantêm a presença gel, agora na versão PureGEL, mas é mínima. A ASICS apregoa um resultado 65% mais suave, nós deste lado apenas dizemos que há mais conforto e menos peso.
Correr num dia com as Cumulus 24 e calçar as irmãs mais novas no dia seguinte é descobrir algo completamente diferente. Arriscamos mesmo dizer: mais moderno. A passada é muito mais suave na transição e leve (menos 20 gramas) e bem mais responsiva do que na 24.
A espuma da entressola (FF BLAST PLUS) é a testada noutros modelos da marca, designadamente as Novablast, o que lhe confere conforto no amortecimento, e a sola foi redesenhada com aplicações do material AHAR, menos denso e mais resistente ao atrito.
A malha superior é de camada única (evitando zonas abrasivas) e com 90% dos materiais reciclados, respirável mas algo quente, na verdade (testámos um modelo escuro, o que poderá não ajudar à missa).
E agora vamos às sensações: estamos perante uma sapatilha para treinos diários tranquilos e percebemos e que podemos um pouco mais longe na distância, dado o conforto do amortecimento e a estabilidade da forma. Não podemos é querer acelerar, porque não foi feita para isso.
Comparando com as Nimbus, de gama mais alta, temos de dizer o que pensamos: preferimos as Cumulus. Pesam menos 26 gramas na versão feminina (229 gramas contra 255) e menos 24 na masculina (266 para 290) e acabam por ser relativamente parecidas na forma e nas tecnologias usadas. Além disso, custam menos 40 euros (160 em vez de 200) e isso, senhores, faz toda a diferença.
Resta dizer que a diferença do calcanhar aos dedos é de 8 mm, como as anteriores.
Nota: o produto foi cedido pela marca e vinha com um colete corta-vento de modelo Metarun que se revelou ser uma preciosíssima ajuda num dia ventoso. De material extremamente leve e respirável, é dobrável para dentro do próprio bolso. Custa 95 euros.

