As Cumulus 26 da ASICS são uma gama média que se revela, a nosso ver, melhor opção do que gamas superiores.
Corpo do artigo
A ASICS decidiu mudar aproximar as Cumulus das suas irmãs de gama superior, Nimbus, e está bem. A versão 26 destas sapatilhas que servem uma imensa gama de corredores está das mais bem conseguidas que testámos nos últimos tempos. E, oh suprema alegria, são capazes de ser rápidas. Mas vamos por partes.
A olho nu, as Cumulus 26 não parecem muito diferentes das 25. A malha exterior afigura-se semelhante, a altura da sapatilha também parece sê-lo. Só que não. E isso percebe-se mal se calça. As 26 são ligeiramente mais altas e infinitamente mais confortáveis. Ao ponto de terem sido eleitas as melhores sapatilhas para caminhar pelo site Run Repeat, especializado em reviews de calçado de desporto.
E duas das três novidades deste modelo podem ser as responsáveis: o reforço de estabilidade no calcanhar, com um desenho mais anatómico; e a língua fina e respirável, parecida com a das Nimbus 26, que para nós é perfeita e adapta-se sem problema ao peito do pé (outros preferirão a língua almofadada da versão anterior).
Já a terceira novidade só será notada nas primeiras corridas. A sola já não é feita de partes de borracha dura tradicional, mas antes um meio caminho entre a borracha e a espuma que estende por todo o pé. Resultado: mais amortecimento e, notámos de imediato, um ligeiro excesso de tração no alcatrão. Ou seja, convém habituar-se a elevar a passada. A durabilidade é que poderá perder alguns pontos, mas a altura desta sola (8mm) compensa a redução na dureza.
A generosa sola intermédia em espuma em toda a extensão do pé e a reduzida quantidade de gel cingida à zona do calcanhar faz desta uma sapatilha democrática, boa para passadas com impacto de calcanhar ou dianteiro. E a forma ligeiramente em barco ajuda na propulsão, podendo estar também aqui uma explicação para o facto de permitirem cadências rápidas.
O drop – diferença entre calcanhar e dedos – mantém-se nos tradicionais 8 mm e o peso é inferior ao do modelo anterior (com variações de 11 gr no modelo masculino médio, segundo a marca, descendo aos 255 gr, e de sete gramas no modelo feminino, agora nos 222 gr) e menor do que a das Nimbus. Se a estabilidade das Cumulus for suficiente, são bem melhor opção do que as irmãs de gama acima. Quanto mais não seja, pelo peso e, sobretudo, pelo preço (é fácil encontrá-las por menos de 120 euros, até porque estão aí a rebentar as 27).
Uma nota importante: a malha não é de facto igual às do modelo 25, sendo menos respirável. Daí a importância da língua fina, por onde sai parte do calor gerado.
Nota: o produto foi cedido pela marca