Volvido um ano da queda que teve na Volta a Portugal, precisamente na etapa da Torre, quando fraturou a clavícula, o trepador Jonathan Caicedo viu hoje a "recompensa" do trabalho árduo e venceu na Serra da Estrela, fruto de uma fuga que se formou nos quilómetros iniciais. Já Artem Nych, escudado pelos colegas da Anicolor-Tien 21, deu um "abanão" a Jesus Peña e reforçou a liderança, estando mais perto de conquistar a segunda vitória da prova.
Corpo do artigo
Artem Nych e Jesus Peña, apontados como os dois principais favoritos ao triunfo da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, partiram do Sabugal distanciados por apenas oito segundos, mas a etapa rainha cavou diferenças significativas, levantando a ponta do véu do que irá acontecer em Lisboa, no domingo. Na demolidora subida da Covilhã até ao alto da Torre, o camisola amarela contou com um trabalho soberbo da equipa, em especial de Pedro Silva e de Alexis Guérin, e conseguiu afastar o colombiano da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, que terminou a 1.20 minutos de Artem Nych.
Jesus Peña chegou à meta destruído fisicamente, mas também desolado, dando como perdida a hipótese de lutar pela vitória da Volta a Portugal. O colombiano vai agora tentar lutar pelo terceiro lugar do pódio. Porém, o líder da classificação geral, Artem Nych, não cantou vitória, e confessou que só poderá mesmo respirar de alívio no final do contrarrelógio, em Lisboa, no domingo.
A jornada de 179,3 quilómetros entre o Sabugal e a Torre ficou marcada por uma numerosa fuga que se formou ainda nos primeiros 20 quilómetros, onde os homens da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car de tudo fizeram para amealhar os prémios de montanha para o líder, Hugo Nunes. A equipa de Hernâni Brôco também tentou o triunfo da etapa com Gonçalo Leaça, que se isolou na entrada da subida para a Torre, ainda na Covilhã, e foi alcançado nos últimos dois quilómetros, por um parceiro de fuga: o equatoriano Jonathan Caicedo, da Petrolike.
Na sexta-feira, a caravana da Volta a Portugal parte de Ferreira do Zêzere em direção a Santarém, num traçado de 178,2 quilómetros.