Fuga, calor e lágrimas. Hugo Nunes explode de emoção com o triunfo na Volta a Portugal
Sob o tórrido calor transmontano, o "impulsivo" Hugo Nunes soube manter a frieza para conquistar a primeira etapa da Volta a Portugal da carreira e a mais importante do seu palmarés. Vindo da fuga, o corredor da Credibom-LA-Alumínios-Marcos Car controlou a aproximação do pelotão na reta da meta e desfez-se em lágrimas, após tornar concretizar um sonho, em Bragança.
Corpo do artigo
A terceira e a mais longa tirada da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, disputada este sábado entre Boticas e Bragança, numa extensão de 185,2 quilómetros, fez-se com alerta vermelho devido às altas temperaturas, levando o pelotão a deixar vingar uma fuga que chegou a ter mais de cinco minutos de vantagem. No grupo de escapados seguia o corredor de Paços de Ferreira, que após seis épocas ao serviço dos axadrezados abraçou o desafio de vestir as cores da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car. A mudança foi o "boost de motivação" que Hugo Nunes precisava para "acreditar nele próprio", graças à confiança dada pelo diretor desportivo, Hernâni Broco, que o fez manter-se calmo para conquistar a etapa.
O ciclista de 28 anos foi o último a resistir à fuga e, no sprint para a vitória, bateu Caleb Classen (Project Echelon Racing) e Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista), atirando-se para o chão em lágrimas, pelo triunfo mais importante da carreira. Nunes, que havia vencido em 2020 a classificação da montanha da Volta a Portugal, concretizou este sábado mais um sonho e dedicou a conquista a Broco.
Durante a jornada, a Israel Premier Tech Academy e a Anicolo-Tien 21, chegaram a entendimento e foram gerindo a perseguição à fuga, terminando o dia sem alterações na classificação geral individual: o espanhol Pau Martí segue como líder e tem Artem Nych a dois segundos. No domingo, o pelotão cumpre a quarta etapa em linha da Volta, uma das mais expectantes da corrida, graças à mítica subida à Senhora da Graça. A ligação entre Bragança e Mondim de Basto, com 182,9 quilómetros, promete acentuar diferenças na classificação e delinear favoritos à vitória.