Gabriel Baptista sobe a escada da glória e explode de emoção no Grande Prémio JN
Quinto, terceiro e (finalmente) primeiro. Gabriel Baptista subiu a escada da glória e conquistou a 8.ª etapa do Grande Prémio JN/Leilosoc, neste sábado, num sprint eletrizante na Praia Norte, em Viana do Castelo. Além de mais uma vitória na tirada, a Technosylva Maglia Rower Bembibre garantiu, a um dia do final da corrida, a liderança da camisola da montanha. Nicolás Tivani reforçou a amarela e parte como líder para a derradeira etapa.
Corpo do artigo
O esforço árduo e o treino consistente estão a dar frutos no Grande Prémio JN, prova para a qual a estrutura mais jovem de Espanha trabalha durante todo o ano para estar na melhor forma. Depois de ter vencido a 7.ª etapa com o russo Grigorii Skorniakov, em Barcelos, a Technosylva Maglia Rower Bembibre voltou a brilhar, desta vez com o português Gabriel Baptista, que alcançou o primeiro triunfo de sempre, na penúltima tirada da corrida.
Em mais uma jornada rápida e atacada, a surpresa do dia foi a fuga protagonizada por Byron Munton (Feirense-Beeceler), terceiro classificado na Volta a Portugal, e Nicolás Tivani, líder do Grande Prémio JN desde a 4.ª etapa. Focado na vitória final, o argentino da Aviludo-Louletano-Loulé respondeu ao ataque do sul-africano e ambos entenderam-se, de modo a esticar distâncias na classificação geral individual. O duo da frente andou mais de 50 quilómetros escapado, mas o ritmo de um pelotão com interesses na discussão da etapa dissolveu o esforço dos dois fortes corredores.
Nos últimos quilómetros, Afonso Silva (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) ainda tentou a sua sorte, saltando para a frente, mas foi rapidamente engolido pelo pelotão. Na Avenida de Figueiredo, Gabriel Baptista bateu dois homens do Feirense-Beeceler: António Carvalho e Diogo Gonçalves. Além da escapada, Tivani também bonificou seis segundos na meta volante, em Lanheses, e no ponto quente, em Caminha, o que lhe permitiu reforçar a amarela.
No domingo, a caravana do 34.º Grande Prémio JN/Leilosoc estreia-se em Famalicão, para a derradeira etapa de 147,5 quilómetros, com partida e chegada à Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, onde será coroado o grande vencedor da prova.