Mar galga marginal do Furadouro e mau tempo coloca distritos sob aviso vermelho
A forte agitação marítima registada na madrugada desta quinta-feira voltou a galgar a zona de proteção costeira do Furadouro, invadindo a marginal e provocando alguns estragos. As projeções do mar empurraram grandes quantidades de água para terra, num cenário que se repete com a intensificação do mau tempo no litoral.
A situação meteorológica vai agravar-se nas próximas horas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu sob aviso vermelho por causa da neve, a partir da meia-noite de sexta-feira e pelo menos até às 9 da manhã de sábado. Está prevista queda de neve acima dos 600/800 metros, com acumulações entre 20 e 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo, o que pode causar perturbações graves na circulação e afetar abastecimentos locais.
Estes efeitos resultam da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental. O IPMA emitiu vários avisos por chuva, vento, neve e agitação marítima. Ainda devido à neve, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso laranja, alguns já a partir das 21 horas desta quinta-feira.
Quanto à chuva, Lisboa, Leiria e Coimbra ficam sob aviso amarelo entre as 15 e as 18 horas de hoje, e um conjunto alargado de distritos - de Viseu a Braga, passando por Porto, Setúbal e Santarém - entre as 15 e as 21 horas.
No mar, o cenário é de risco extremo. No sábado, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso vermelho por agitação marítima, entre as 3 e as 19 horas. Estão previstas ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima ao longo de toda a costa ocidental. Antes disso, vários destes distritos já se encontram sob aviso laranja, e outros sob amarelo.
Há ainda avisos amarelos de vento para vários distritos, em períodos diferentes, a partir da noite desta quinta-feira. Na Madeira e no Porto Santo, a agitação marítima motiva aviso amarelo, passando a laranja entre sexta-feira e domingo.
