Experimentar pela primeira vez umas sapatilhas de corrida da Merrell é algo que nos deixa com as expetativas em alta. Uma marca com mais de 40 anos de experiência no segmento outdoor desperta em nós curiosidade. Experimentamos as Agilty Peak 5, autênticas todo o terreno para o monte.
Corpo do artigo
Ao abrir a caixa
Vimos a coleção online e percebemos que as sapatilhas de trail não têm praticamente nada em comum com os modelos que temos no nosso imaginário de pedestrianismo da Merrell. Já usámos em tempos e para além das letras e da sola vibram, que mesmo essa é de outro calibre, estamos a falar de segmentos diferentes.
Calhou-nos o modelo “slate”, que é um misto de verde e azul a combinar de forma muito sóbria. À primeira vista, parecem ser bastante leves e têm alguns pontos a destacar. Em primeiro lugar, a língua está cozida com a malha lateral, o que faz com que o encaixe do pé seja mais justo. A palmilha é em espuma EVA e é removível. A malha superior é feita de material reciclável, o que demonstra uma preocupação ecológica cada vez maior. As Agility pesam cerca de 290 gramas e têm um drop de 6 mm que quase pode ser considerado minimalista.
Proteção
Cada vez mais as sapatilhas de trail vêm biqueiras reforçadas. As Peak 5 vão mais além: a proteção em poliuretano (borracha) estende-se pela biqueira até à zona do calcanhar, o que aumenta a longevidade da sapatilha, protegendo-a de danos na malha que nos obrigam a trocar de “pneus” quando ainda há muita sola para romper. A zona do colar tem a rigidez média que parece ser ideal para a proteção do tendão de Aquiles.
Tração
Impossível não destacar aquele que é, provavelmente, o ponto mais forte das Agility Peak 5: a sola Vibram Megagrip. Quem já teve oportunidade de usar sapatilhas com este tipo de solado, mesmo de outras marcas, sabe que é do melhor que existe no mercado.
É verdade que usar solas de outras marcas encarece o produto, mas também é uma forma de garantir qualidade. As Megagrip têm tacos de 5 mm cruzados e são perfeitas para trilhos técnicos e lamacentos. Esta é a altura do ano perfeita para tirar o máximo partida delas.
No monte
Fizemos cerca de 80 Km com as Peak 5 e muitos mais faremos sem sombra de dúvida. O conforto que a malha proporciona é surpreendente. Inicialmente, achámos que poderiam ser um pouco quentes, mas a beleza de treinar nesta altura do ano é que o tempo muda radicalmente de um dia para o outro e permitiu-nos perceber que mesmo com calor não sentimos o pé a ferver.
É um festim poder descer trilhos aparentemente escorregadios e sentir o pé a agarrar bem o terreno, dá-nos confiança. A língua é ligeiramente fina, mas tem a densidade suficiente para não se sentir os atacadores a estrangular o peito do pé. Se há algo a apontar, será a sensação com que ficamos de que o drop parece bem maior do que aquele que a marca anuncia. É uma sensação, não é científica e vale o que vale.
Resumo
Sentimos que são sapatilhas que podem servir os atletas que fazem distâncias mais curtas, mas não vão defraudar aqueles que procuram as distâncias épicas. Se só querem ter um par de sapatilhas de trail para servir para qualquer tipo de terreno, as Agility Peak 5 vão ser boas companheiras.
Nota: O produto foi cedido pela marca
Preço: 139,90€