Mais aderência e mais frescura. Só. A ASICS optou por manter o que fez das Nimbus anteriores uma das sapatilhas mais confortáveis de sempre.
Corpo do artigo
Demorámos propositadamente algumas semanas a redigir esta avaliação do último filho da família Nimbus. Era preciso perceber verdadeiramente a evolução que a ASICS nos estava a propor da 25ª para a 26ª iteração.
À primeira vista, a versão 26 da Nimbus não traz diferenças notórias. A marca aponta uma malha nova e uma nova tecnologia para dar maior tração (HYBRID ASICSGRIP™), coisas que, assim de repente, não se percebem. Mas a verdade é que, mal se calça, a sapatilha sabe extraordinariamente bem.
Em termos de peso e sensação na passada, nada mudou. As Nimbus 26 pesam 260 gramas na versão feminina, têm uma diferença de oito milímetros do calcanhar aos dedos, a mesma espuma de amortecimento (FF BLAST™ PLUS ECO, com 24% de conteúdo de base biológica de fontes renováveis, como sobras de resíduos do processamento da cana de açúcar), a mesma tecnologia de gel (PureGEL™, mais leve do a que a tecnologia de edições anteriores) que é imagem de marca da ASICS. O mesmo conforto na corrida, a mesma limitação num treino rápido, a mesma eficiência se se tratar de uma corrida tranquila ou de um treino para somar quilómetros a eito. As Nimbus 26 não doem (podia até ser um slogan publicitário).
Só testámos esta sapatilha nos habituais percursos citadinos, mas experimentámos sol e chuva. E percebemos que a história da aderência se confirma. E acaba por conferir mais estabilidade à passada. A marca alega também que a durabilidade da sola foi aumentada. Só a prazo veremos. Por enquanto, estão incólumes (ainda que sujas, porque a cor que nos foi cedida está na linha dos novos tons suaves da marca).
Só a chegada do calor permitiu perceber a grande novidade desta sapatilha: a nova malha superior projetada é muito mais respirável e fina, muito mais maleável e adaptada ao pé, uma sensação que se deve também muito ao colar e língua em malha elástica. Em suma, é uma sapatilha que sabe mesmo bem.
Com um preço de venda fixado nos 200 euros, continuamos contudo a achar que por algo menos se conseguem umas ASICS Novablast, muito generosas no amortecimento e muito mais leves... Sim, o peso começa a ser um assunto sério nestas coisas da corrida, não acham?
Nota: o produto foi cedido pela marca