Rota quebra domínio de Tivani e triunfa pela primeira vez no Grande Prémio JN
A partir desta quinta-feira, Águeda e o Grande Prémio JN nunca mais vão sair da memória de Raul Rota. Num sprint reduzido de 11 corredores, entre os quais o camisola amarela, o espanhol de 25 anos da Rádio Popular-Paredes-Boavista alcançou o primeiro triunfo da carreira, na 6.ª etapa da corrida, quebrando o domínio de Nicolás Tivani, que voltou a ter um problema mecânico.
Corpo do artigo
Após a avaria nos últimos 30 quilómetros da etapa-rainha, em Paredes, o líder da classificação geral individual foi novamente "traído" pela bicicleta, desta vez nos derradeiros metros da tirada, o que não lhe permitiu triunfar. Ao sprint, Raul Rota bateu Pedro Silva (Anicolor-Tien 21) e Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), numa vitória "emocionante" há muito desejada. O triunfo permitiu ao espanhol subir na classificação geral individual, graças às bonificações, estando agora na 2.ª posição, a 36 segundos da camisola amarela.
Na etapa de 152 quilómetros que ligou Albergaria-a-Velha a Águeda, Nicolás Tivani viu-se obrigado a responder a muitos ataques, mas à semelhança do dia anterior, o corredor da Aviludo-Louletano-Loulé tinha como objetivo deixar chegar a fuga. Porém, nos últimos 20 quilómetros, o ataque de Raul Rota e João Silva (Porminho Team Sub-23), perto da camisola amarela, forçaram o líder a trabalhar para impedir que os adversários ganhassem tempo.
Na meta instalada na Avenida 25 de Abril, em Águeda, Tiago Leal lançou Raul Rota para o sprint, numa altura em que a corrente de Tivani saltou da bicicleta, proporcionando ao espanhol o primeiro triunfo enquanto profissional. Na sexta-feira, a caravana do Grande Prémio JN/Leilosoc viaja até Barcelos, numa etapa de 157,6 quilómetros com partida e chegada à Avenida da Liberdade.