O Grande Prémio JN/Leilosoc é um lugar feliz para Grigorii Skorniakov. O corredor russo da Technosylva Maglia Rower Bembibre conquistou a 7.ª etapa da corrida, em Barcelos, após ter triunfado no ano passado, em Viana do Castelo. Antes da partida, o ciclista de 20 anos foi reconhecer o último quilómetro e saiu para a estrada com ambição de integrar a fuga do dia e erguer os braços na Avenida da Liberdade.
Corpo do artigo
A lição estava estudada e o plano resultou: Skorniakov aproveitou as movimentações do pelotão no início da jornada e integrou o "comboio" de 32 corredores que se juntou na frente da corrida, ao quilómetro 30, e que conseguiu vingar até ao final. A 500 metros da chegada, no empedrado da Avenida da Liberdade, o ciclista da estrutura espanhola bateu João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), barcelense que tinha a ambição de vencer em casa.
Durante a etapa de 157,6 quilómetros, o "minipelotão" de 32 corredores engrossou com a chegada de mais seis ciclistas, chegando a ter uma vantagem superior a 5.45 minutos para o segundo grupo, onde seguia o camisola amarela. O dia foi "mais tranquilo" para Nicolás Tivani e para a Aviludo-Louletano-Loulé, que "só" tiveram de controlar o tempo da fuga, onde não havia ameaças à geral.
No grupo da frente houve vários ataques, rapidamente neutralizados, num ritmo forte com uma média superior a 40 quilómetros por hora. Tivani chegou 4.45 minutos após o vencedor da tirada, que nunca mais vai esquecer o Grande Prémio JN. Na reta final da corrida, a caravana segue para Viana do Castelo, para a penúltima etapa de 141 quilómetros, com partida e chegada à Praia Norte.