"CAPITI Art Mind": crianças e artistas juntos na criação de obras de arte solidárias

Dia 30 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, realiza-se a 9.ª edição da exposição e leilão solidário de arte contemporânea "CAPITI Art Mind"
Foto: DR
JNTAG - A CAPITI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil vai organizar, no próximo dia 30 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, a 9.ª edição da exposição e leilão solidário de arte contemporânea "CAPITI Art Mind".
O evento acontece no MAAT Central, em Lisboa, e conta com obras de artistas emergentes e consagrados, cuja receita reverterá, na totalidade, para o apoio médico e terapêutico na área da saúde mental de crianças e jovens de famílias carenciadas.
A edição deste ano conta com a colaboração de 40 artistas contemporâneos e com o apoio da Fundação EDP e da Leiloeira Palácio do Correio Velho, apresentando diversas novidades.
Pela primeira vez, a CAPITI desafiou alguns artistas que já conhecem o projeto, a criarem obras inspiradas no mundo e missão da CAPITI, aproximando a criação artística da realidade das crianças acompanhadas.
Esta aproximação resultou na cocriação de duas obras, pelos artistas Mariana Horgan e o Diogo Muñoz, em conjunto com duas crianças apoiadas pela CAPITI, transformando cada obra num encontro de expressão artística em prol da saúde mental.
São vários os artistas que aderiram à causa solidária e, entre eles, Alexandre Farto (Vhils), Ana Pérez-Quiroga, Diogo Muñoz, Diogo Pimentão, Fernanda Fragateiro, Gonçalo Ghira, Graça Paz, João Queiroz, Maísa Champalimaud, Manuel Caeiro, Mariana Horgan, Miguel Palma, Miguel Telles da Gama, Paulo Brighenti, Rui Sanches e Sofia Aguiar.
No âmbito da iniciativa, e à semelhança das últimas duas edições, a CAPITI desafiou artistas emergentes a doarem uma obra, através de uma campanha lançada no Instagram, avaliada posteriormente por um júri composto por João Pinharanda, diretor artístico do MAAT, Sebastião Pinto Ribeiro, CFO do Palácio do Correio Velho e Mariana Saraiva, presidente da CAPITI. Como resultado deste desafio, foram selecionadas as 11 obras que irão integrar a 9.ª edição da exposição e leilão solidário "CAPITI Art Mind".
Em oito anos de atividade, a CAPITI já apoiou mais de 560 crianças e jovens, garantindo um total de mais de 17.700 atos clínicos, incluindo avaliações de diagnóstico, consultas médicas e sessões de acompanhamento. A CAPITI apoia, anualmente e de forma regular, cerca de 200 crianças em 13 clínicas parceiras, distribuídas por 17 localidades do país.
