
"A Casinha de Chocolate" na Casa das Artes de Famalicão
Foto: DR/Filipa Brito
JNTAG - Na Casa das Artes de Famalicão, o Natal já começou. Com a contagem decrescente para a noite mais mágica do ano, são muitas as propostas para encher os próximos dias de animação.
No sábado dia 14 de dezembro, por exemplo, a Oficina "As Cartas do Pai Natal" nasce a partir das cartas de J. R. R. Tolkien e leva à sala de ensaios uma proposta com tanto de divertido como de fascinante.
Em duas sessões, às 10 horas e às 15 horas, a atividade é inspirada nas verdadeiras "Cartas do Pai Natal" que Tolkien escreveu para os seus filhos entre 1920 e 1943, e convida as famílias a entrarem num universo poético e imaginário onde o Pai Natal escreve do Polo Norte para cada criança - contando aventuras, desastres mágicos e segredos sobre a vida nesta época natalícia.
Através da escrita criativa, desenho e encenação livre, os participantes criarão as suas próprias cartas ilustradas, vindas ou destinadas ao "Polo Norte" com muita fantasia e humor.
A oficina é dinamizada pela equipa de produção e mediação da Casa Das Artes (Ana Azevedo, Luísa Braga e Ana Portilho) e conta com a participação especial do ator Jaime C. Soares. A participação custa três euros, para um adulto, com uma criança.
"A Casinha de Chocolate"
Mas há mais: no dia 16 e 17 de dezembro, "Hansel e Gretel: A Casinha de Chocolate" é a proposta da Jangada Teatro para escolas interessadas, com entrada livre, mediante marcação.
Trata-se de uma revisitação ao clássico dos irmãos Grimm que te leva a uma terra distante, onde o sol pouco sorria e onde viviam João e Maria, com pouca alegria.
A fome levou a que a sua mãe os quisesse abandonar na floresta, onde enfrentaram grandes desafios. Perdidos e famintos, os irmãos encontram uma casa feita de doces, habitada por uma bruxa cruel que os tenta devorar. Com astúcia e coragem, João e Maria derrotam a bruxa. Após esta jornada de perigos e provações, conseguem regressar a casa, onde reencontram o seu pai, celebrando o poder da união familiar e a vitória do bem contra o mal.
"Zootrópolis 2"
Já o filme de grande sucesso deste final de ano, "Zootrópolis 2" passa no Grande Auditório a 18 de dezembro, quinta-feira, em sessões às 10.30 horas e 14.30 horas, com bilhetes a quatro euros.
Na obra de Byron Howard e Jared Bush, os detetives Judy Hopps e Nick Wilde seguem o rasto de um réptil misterioso que chega a Zootrópolis e vira a metrópole animal de pernas para o ar. Para desvendar o caso, Judy e Nick têm de se infiltrar em novas e inesperadas zonas da cidade, onde a sua parceria é posta à prova como nunca.
Podes saber mais sobre estas atividades no site da Casa das Artes.
