Houve dois sismos em Lisboa: Sabes o que fazer? E o que deves ter no kit de emergência?

Há três gestos simples que podem fazer a diferença
Foto: aterratreme.pt
JN KIDS - Foram registados dois sismos, esta quinta-feira, na região de Lisboa, ambos com 4,1 de magnitude na escala de Richter, com uma intensidade que os classifica como "moderados a fortes". Desta vez não foi um simulacro, por isso, nunca é demais lembrar o que deves fazer para te protegeres.
O primeiro sismo ocorreu às 12.14 horas, a 15 quilómetros de profundidade e a quatro quilómetros a Oeste-Noroeste da vila de Alenquer, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O segundo verificou-se dois minutos depois.
No concelho de Loures (Lisboa) o abalo teve intensidade máxima IV/V (moderado a forte) na escala de Mercalli modificada, ou seja, foi sentido dentro de casa, com objetos pendurados a oscilar e vibração nas janelas e portas.
Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Montemor-o-Novo (Évora), Peniche (Leiria), Alenquer, Lisboa, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Benavente (Santarém), Almada e Barreiro (Setúbal).
Não há registo de danos pessoais ou materiais.
Baixar, proteger e aguardar
Anualmente, em novembro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza um exercício nacional de sensibilização sobre o que fazer em caso de sismo. Chama-se "A Terra Treme" e pretende alertar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
E há três gestos que podem fazer a diferença: baixar, proteger e aguardar. Podes fazê-lo debaixo de uma mesa, da cama ou das ombreiras das portas, por norma, estruturas que são mais sólidas em caso de queda de objetos.

Kit de emergência
Além disso, cada um de nós deve ter preparado um kit de emergência - que serve para situações imprevistas, não só sismos, mas inundações ou tempestades, como recentemente se verificou em muitas zonas do nosso país.
Basta uma mochila com aguns bens e objetos que podem fazer a diferença:
- alguns alimentos secos e em conserva,
- água,
- medicamentos essenciais,
- estojo de primeiros socorros,
- uma manta,
- algumas peças de roupa interior,
- produtos básicos de higiene,
- um apito,
- rádio e lanterna de preferência de dínamo e que funcionam sem pilhas,
- cópia dos documentos pessoais numa bolsa impermeável.
Encontras estas e outras informações no site "A Terra Treme", assim como um questionário para avaliar os teus conhecimentos e um jogo que te põe à prova.

