JNTAG - O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa, está prestes a despedir-se da exposição "A Ciência da Pixar". Passou quase um ano desde que ela chegou, cheia de segredos e experiências, para uma viagem sem precedentes ao fascinante mundo da Pixar e da produção de filmes de animação.
Corpo do artigo
A mostra que explora a ciência e a tecnologia dos processos de produção dos filmes da Pixar vai estar no Pavilhão do Conhecimento apenas até dia 14 de setembro - estreou em outubro do ano passado.
Quer isto dizer que já não há muitos dias para uma visita às curiosidades mais científicas de filmes como "Toy story", "Monstros e companhia", "À procura de Nemo", "Divertida-Mente" e muito mais.
A exposição itinerante que nos mostra a ciência por detrás dos filmes dos famosos estúdios de animação, que te explica os bastidores e como se dá vida a personagens tão icónicas como o Sr. Incrível, o Buzz Lightyear, a Merida, o Woody, o Sulley ou o Nemo... vai para outros rumos. Por isso, se ainda não foste, corre!
Na crista da onda... gravitacional
No mesmo dia em que a Pixar se despede do pavilhão no Parque das Nações, surge uma novidade: no dia 14 de setembro, celebra-se o 10.º aniversário da deteção das ondas gravitacionais pelos observatórios LIGO (Laser Interferometry Gravitational-Wave Observatory)e este espaço junta-se às comemorações com um evento para todas as mentes curiosas.
As ondas gravitacionais foram previstas por Einstein na Teoria da Relatividade Geral, mas só um século depois foi possível detetá-las. Para isso, foi preciso construir dois observatórios em forma de L nos EUA, cada um com dois detetores de 4km de comprimento. A primeira deteção direta, a 14 de setembro de 2015, foi proveniente de uma colisão de dois buracos negros, evento conhecido como GW150914.
O Pavilhão do Conhecimento vai reunir investigadores e estudantes de Física do Instituto Superior Técnico (IST) e da Universidade de Lisboa, para explicarem de forma clara e acessível a importância desta descoberta para a ciência. Experiências científicas e módulos demonstrativos realizados pela Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação (SPRG) vão ajudar a responder a questões como "O que são ondas gravitacionais?", "Como as podemos observar?", "Qual a sua importância para o estudo do Universo?".
Além de Lisboa, as cidades de Aveiro e Porto também se juntam à celebração. A Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva vão dinamizar palestras com especialistas sobre este fascinante tema.