
A loucura dos elfos está de volta este Natal
Foto: DR
JNTAG - Alerta para "spoiler", ou seja, para demasiada informação, sobretudo se ainda não percebeste bem como funciona o jogo do Elfo. É que a grande parte da magia está mesmo aí, em não saber bem o que se passa, e se for o caso, está tudo bem e deixa este texto por aqui!
Se já tens uma idade em que entendes o que acontece, ou até, se são os teus pais que estão a ler estas linhas, então prossigam sem medos!
Nos últimos anos, mas com claro reforço no ano passado e neste Natal de 2025, começou a tornar-se comum em Portugal uma diversão familiar que já acontecia noutros países. Trata-se de levar para casa, durante a quadra, uma nova companhia, com tanto de divertido como de maroto: um elfo de Natal, ou Elfie como é por vezes conhecido.
Trata-se de um duende travesso, que ajuda a manter o espírito natalício, baseado numa tradição popular em que os elfos de brinquedo ganham vida durante a noite e fazem travessuras por toda a casa, enquanto todos dormem.
A cada manhã, eles acordam num local diferente, ou numa posição diferente, ou entornaram algo, mudaram algo de sítio, mexeram em comida, em farinha, na árvore de Natal, fizeram alguma traquinice; e as crianças descobrem as travessuras que estes duendes andaram a fazer, acrescentando mais surpresa e diversão a esta época.
A tradição nasceu sobretudo nos EUA, onde tem até dois nomes: "The Elf on the Shelf", ou o Elfo na prateleira, e "Elves Behavin' Badly", ou Elfos a portarem-se mal.
Tudo terá começado com um livro já de 2005, chamado também "The Elf on the Shelf" de Carol Arbersold e Chanda Bell, a sua filha. As autoras escreveram sobre uma tradição que a sua família tinha, semelhante à que agora se repete em todo o mundo, e leva-nos a conhecer precisamente um elfo que se fica na casa das pessoas durante o mês de dezembro, fazendo travessuras, e depois relatando ao Pai Natal se a criança é meritória de presentes.
A brincadeira tem várias regras simples, incluindo que as crianças têm de dar um nome ao elfo para lhe dar magia, mas não podem tocar nele, senão ele perde os seus poderes.
Entretanto, como a moda pegou, há já websites próprios, elfos à venda em praticamente todas as lojas, relatos de largos milhões de elfos vendidos por ano; assim como, vídeos, tiktoks, ideias e kits de atividades pré-organizadas no Pinterest.
Há quem faça listas de traquinices possíveis, desde espalhar pasta de dentes a entornar comida. Claro que é preciosa a ajuda dos pais, avós ou irmãos mais velhos para, a cada noite, ajudar o elfo a fazer das suas! Durante o dia, ele fica parado, como o sabichão que é!
Podes ver algumas ideias, aqui:
