JNTAG - A Feira do Livro do Porto tem literatura, claro, e oficinas também. Luz verde para dares largas à imaginação e pores a criatividade a voar. Matéria não falta. Sérgio Godinho, músico e escritor, é a figura em destaque.
Corpo do artigo
No próximo fim de semana, sábado e domingo, dias 30 e 31, às 11.30 horas, há sons e contos para destravar ideias numa oficina de rimas divertidas para crianças com mais de três anos. Para ouvir histórias, brincar com sons das palavras, inventar rimas, criar novos mundos e personagens, no terreiro dos jardins do Palácio de Cristal. A entrada é livre.
Na oficina "Desenha uma canção", para maiores de seis anos, o ponto de partida são cantigas para escrever e ilustrar com papéis coloridos. Nos dias 28 e 31 de agosto, das 15 às 17 horas, entrada gratuita até ao máximo de 15 participantes.
"Como nascem os livros?" parte da obra "O gato, o coelho e outros contos tradicionais". Depois da leitura, a oficina centra-se na história "A velha e a cabaça" para pintar disfarces criativos. Dia 31 de agosto, às 15 horas, no terreiro, para maiores de seis anos, os que couberem no espaço. A entrada é gratuita.
A 2 de setembro, às 15 horas, no terreiro, a proposta é escrever uma canção, um poema, um guião, pintar uma ilustração, quando tudo começa como um livro em branco. Sérgio Godinho é a inspiração desta oficina de encadernação para maiores de seis anos. Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
A 3 de setembro, às 15 horas, no mesmo espaço e para o mesmo público, há o jogo do semáforo para analisares a relação com os ecrãs. Escuta-se o livro "Menina dos olhos ocupados", de André Carrilho, a menina que tropeçava em tudo e não conhecia o Mundo, para perceberes o lugar das novas tecnologias.
"Onde sou livre?" é a pergunta para mais uma atividade. Sentes-te livre quando voas alto num baloiço, quando aprendes a escrever, nas conversas com os teus amigos, quando ouves as músicas de que gostas? A ideia é construir um minicenário com fotografias, recortes e desenhos. A 4 e 7 de setembro, das 15 às 17 horas, na sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, entrada gratuita até ao máximo de 15 participantes.
Até 7 de setembro, na sala infantojuvenil da Biblioteca Almeida Garret, gente de todas as idades pode assistir a episódios, ouvir canções, fazer fantoches, participar em jogos, ou simplesmente apreciar a exposição "Os amigos do Gaspar", a emblemática série exibida na RTP no fim da década de 1980. Animação não falta. Mãos à obra, pois então.