JNTAG - São dois, nasceram no início de abril, são cinzentos e pequenos, e acabam de sair do ninho. São pinguins, Pinguins-de-Humboldt na terminologia científica, uma espécie nativa do Chile em vias de extinção, e moram no Sea Life Porto.
Corpo do artigo
Os passos destas duas crias, as primeiras nascidas na Invicta, são momentos importantes para o mundo natural, animal e humano. Um feito na conservação de exemplares em risco. Queres ver como são? É só dar um salto ao seu habitat tratado a rigor, como se fosse o seu meio natural, com cheirinho a casa.
Os dois novos habitantes do aquário, no parque exterior, são filhos do casal Bramble e Baobad, dois pinguins que chegaram no primeiro contingente da espécie a instalar-se no Porto e que deram o seu contributo para o aumento demográfico, através da reprodução em cativeiro, passando com distinção todas as etapas. É um esforço de conservação da espécie ameaçada pela poluição marinha, pelas alterações climáticas, pela pesca massiva, pela destruição de ninhos, e, mais recentemente, pelos impactos da gripe aviária agravada pelo fenómeno climático batizado de El Niño.
Estes pinguins têm características bonitas de se ver: plumagem preta e branca, uma faixa preta em forma de ferradura no peito, atingem pouco mais de meio metro na idade adulta, e são excelentes nadadores. Nada melhor do que os ver, ao vivo e a cores.
Os dois bebés pinguins são saudáveis, garante Ana Ferreira, curadora do Sea Life Porto. Rui Ferreira, diretor-geral, realça a resiliência dos pinguins mãe e pai e todo o cuidadoso trabalho de equipas especializadas que percebem do assunto. “Este é um exemplo claro de como os programas de reprodução em cativeiro podem ter um papel determinante na proteção de espécies ameaçadas, especialmente à luz dos dados mais recentes, que são muito preocupantes”, sublinha o responsável numa nota enviada às redações.
Eis, portanto, um exemplo de respeito pela biodiversidade. Curioso? Curiosa? Os pinguins bebés aguardam visitas. Podes aproveitar para ver que engraçados são e deitar o olho a outras maravilhas do mundo marinho que também lá moram, como o peixe-palhaço, o dragão-marinho, o tubarão-de-pontas-negras, a tartaruga Mariza. Diversidade não falta.
Novos pinguins no Porto
Quando De segunda a sexta-feira das 10 horas às 18 horas, sábados e domingos das 10 horas às 19 horas
Onde Sea Life Porto
Preço A partir de 13,50 euros