JNTAG - Não haverá programa melhor para noites de primavera: um passeio num dos locais mais bonitos do país, acompanhado por um verdadeiro espetáculo natural e luminoso, oferecido pelos pirilampos nesta época do ano.
Corpo do artigo
Os passeios à luz de pirilampos estão de volta a Sintra e as próximas sessões já estão marcadas: acontecem nas noites de 31 de maio e 7 e 14 de junho.
A Serra de Sintra, mais precisamente a Tapada de Monserrate, é um palco privilegiado para ver esta magia a acontecer. A pensar em quem não quer perder a oportunidade de viver esta experiência única, a Parques de Sintra marcou a visita “Pirilampos e outra fauna noturna” nas referidas datas.
Aqui, os pirilampos são as estrelas principais, mas não são os únicos a brilhar. Na companhia do biólogo Mário Carmo, podes descobrir o que acontece na natureza fora de horas, quando a noite cai e o mundo secreto dos animais de hábitos noturnos ganha vida. Uma proposta para miúdos e graúdos, que alia o conhecimento científico e a sensibilização ambiental ao fascínio irresistível da Serra de Sintra.
Neste percurso pelos trilhos da Tapada de Monserrate, que começa um pouco antes do pôr-do-sol, será possível observar os pirilampos de perto e conhecer factos interessantes e curiosidades a respeito desta espécie que, atualmente, enfrenta ameaças como o excesso de luz artificial, de pesticidas ou a perda dos seus habitats.
Embrenhado na floresta, podes também conhecer outros animais de hábitos noturnos e a sua importância ecológica, desde as borboletas noturnas às aves de rapina. Vais ainda experimentar a deteção acústica de morcegos e, em silêncio, escutar os coros de anfíbios que cantam na lagoa.
Os bilhetes para esta visita, que tem a duração de duas horas, custam 12 euros para adultos e 10 euros para jovens (6 a 17 anos). Podem ser comprados online no site da Parques de Sintra.