Este concerto é especial e une alunos de todo o mundo. O TAG explica-te tudo.
Corpo do artigo
A Orquestra e o Coro dos Liceus Franceses do Mundo (OCLFM), existente desde 2015 pela iniciativa da chefe de orquestra Adriana Tanus, é um projeto da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE) que depende do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.
Na prática, o grupo reúne cerca de 110 jovens músicos e coristas, de mais de 50 países na rede AEFE.
E no próximo domingo, 13 de abril, o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian acolhe um concerto que mostra precisamente o trabalho da Orquestra e Coro dos Colégios Franceses do Mundo, convidando o público a embarcar numa viagem musical rica em emoções e contrastes.
Da elegância de Gounod e Offenbach ao poder evocativo de Jenkins, passando pelo virtuosismo de Monti, cada uma destas obras celebra a diversidade e a universalidade da música. A programação alterna entre grandes clássicos, canções tradicionais e melodias populares, em homenagem às culturas que inspiram e unem as pessoas.
Trata-se de um grande evento, que faz colaborar os alunos em uníssono, instrumentistas e coralistas juntos num projeto artístico internacional de grande envergadura.
Composto por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, é também uma verdadeira aventura humana e artística, uma mistura de trabalho e paixão que junta 110 jovens músicos, vindos de mais de 50 países. A eles também se juntará um coro local de 150 alunos.
O concerto acontece a 13 de abril pelas 17 horas e os bilhetes custam 20€.