Se usas o Instagram, isto interessa-te: a aplicação da Meta anunciou novidades para ajudar a proteger os utilizadores mais novos de conteúdos inapropriados, ou que os podem lesar ou influenciar de alguma maneira – muitas vezes sem sequer se aperceberem.
Corpo do artigo
A partir de agora, revelou a plataforma, começam a ser introduzidas proteções adicionais para contas de adolescentes no Instagram, para que os menores de 16 anos não possam fazer transmissões ao vivo, nem desativar as proteções para imagens indesejadas em mensagens diretas, sem a permissão dos pais.
As contas para adolescentes foram introduzidas pela Meta o ano passado e vêm logo, à partida, com proteções integradas que limitam quem pode contactar os utilizadores mais jovens, bem como o conteúdo visto. Ou seja, adolescentes menores de 16 anos precisam da permissão dos pais para alterar qualquer uma dessas configurações para torná-las menos rigorosas.
Segundo a plataforma, desde que estas mudanças foram implementadas, 97% dos adolescentes de 13 a 15 anos permaneceram com as restrições integradas.
Mas alguns problemas e queixas de pais continuaram, o que levou ao anúncio destas novas restrições para o Instagram Live e imagens indesejadas em mensagens diretas.
Com estas mudanças, os adolescentes menores de 16 anos serão proibidos de fazer transmissões ao vivo, a menos que os seus pais autorizem. Também é obrigatório que os adolescentes menores de 16 anos obtenham a autorização dos pais para desativar o recurso que desfoca imagens que se suspeitem inapropriadas.
A plataforma diz que estas mudanças serão progressivamente instaladas nos próximos meses e avança outra novidade: também vão começar a ser disponibilizadas contas para adolescentes no Facebook e no Messenger.