JNTAG - Uma das coleções mais populares em Portugal na década de 1990 esteve largos anos sem ser reeditada, tornando cada cópia quase uma raridade mas, este ano, está de volta com o selo da Porto Editora.
Corpo do artigo
Era um desejo antigo de muitos portugueses, hoje adultos, que nos anos 90 devoravam os livros da coleção “Fighting fantasy” – mas atualmente só os conseguiam reler, ou mostrar às novas gerações, através de exemplares antigos perdidos em casa ou comprados em alfarrabistas.
Os dois primeiros títulos já estão disponíveis e prometem reavivar a memória de antigos leitores-jogadores, bem como conquistar uma nova geração de aventureiros.
A lógica é muito simples, mas fascinante: tens de preparar dados, um lápis e papel, porque os livros-jogo permitem que tu, em vários pontos, escolhas o rumo da história.
Anteriormente publicada pela Verbo, com o nome “Aventuras fantásticas”, a coleção criada por sir Ian Livingstone e Steve Jackson volta às livrarias com o título original, “Fighting fantasy”. Para já, estão disponíveis os clássicos “O feiticeiro da montanha de fogo” e “A masmorra infernal” mas, segundo a chancela, está prevista para ainda este ano a publicação do terceiro volume, “A cidade dos ladrões”.
Autor vai à Feira do Livro
Esta é também uma oportunidade para as novas gerações se desligarem dos ecrãs e ficarem a conhecer estes livros que revolucionaram o mundo dos livros-jogo e que foram depois inspiração para outros sucessos mundiais, como o “Dungeons and dragons”.
Mas há mais: para assinalar a republicação do universo “Fighting fantasy”, sir Ian Livingstone vai estar na Feira do Livro de Lisboa no dia 7 de junho, às 17 horas, no Auditório Sul, para conversar sobre a coleção e, depois, numa sessão autógrafos às 18 horas no Espaço Porto Editora/Bertrand Editora.
O escritor editou “O feiticeiro da montanha de fogo”, com Steve Jackson, em 1982, e o primeiro livro-jogo da série vendeu 21 milhões de exemplares em todo o mundo e foi traduzido para 30 línguas. Posteriormente, escreveu mais 18 livros da mesma coleção.