JNTAG - No próximo fim de semana, Serralves está em festa, e é mesmo assim que se chama a celebração repleta de atividades artísticas a acontecer de 30 de maio a 1 de junho (e 1 de junho é o Dia Mundial da Criança).
Corpo do artigo
“Serralves em festa” tem centenas de coisas a acontecer. Música, teatro, dança, performances, circo, pelos espaços da Fundação de Serralves, no Porto. De tudo um pouco e tudo gratuito.
Na Alameda dos Liquidâmbares, uma família de girafas desfila com suas cabeças bem lá no alto. As girafas chamam a atenção e despertam a curiosidade por onde passam, chegam surpreendidas, acompanhadas por músicos que criam uma atmosfera poética à volta. Estão prontas a comunicar com o público e são bastante curiosas. Estas paradas da companhia espanhola Xirriquiteula Teatre acontecem dia 31 de maio às 10.30 e às 17.45 horas, e a 1 de junho às 11.15 e 15 horas.
Uma outra proposta mais circense, num programa bem recheado, junta vários amigos, bem entendidos em acrobacias, que têm energia para dar e vender e que sabem transformar brincadeiras de crianças em algo maior, bonito e esplendoroso. Com dois trampolins, algumas tiras e traves de madeira, constroem abrigos temporários e recreios acrobáticos. Será giro ver e assistir às histórias que têm para contar, aos seus saltos e pulos. Uma pequena cabana ganha forma e transforma-se ao longo deste espetáculo de encher o olho com acrobacias e brincadeiras da companhia francesa La Contrebande no Parterre Central a 30 de maio às 20 horas, a 31 de maio às 12.30 horas e a 1 de junho às 15.30 horas.
O Coletivo Obsoleto, grupo português, também lá estará com “B-a-bás”, uma performance e livro que parte de constelações compostas por consoantes para a construção de um jogo de improvisação em tempo real. Uma viagem pelas galáxias na biblioteca de Serralves a 31 de maio e 1 de junho às 12.30 horas.
Pois, há muito para ver, muito para fazer. Difícil será mesmo escolher. O programa está disponível online.
Serralves em Festa
Quando: De 30 de maio a 1 de junho
Onde: Fundação de SerralvesRua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto
Preço: Entrada gratuita