JNTAG - A Noite Internacional dos Morcegos está a chegar: trata-se de uma iniciativa anual que, em 2025, é celebrada a 24 de agosto, e tem como objetivo levar o universo destes animais ao grande público, desfazendo mitos e sensibilizando para a importância da sua preservação.
Corpo do artigo
A propósito da data, a Parques de Sintra decidiu abrir os sumptuosos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, que são todas as noites invadidos por estes animais, para convidados muito especiais: os visitantes do programa "À Noite no Jardim" de 22 e 30 de agosto.
Trata-se de uma oportunidade para observar e conhecer melhor estas criaturas de hábitos noturnos durante um passeio conduzido pelo biólogo Mário Carmo.
Tudo começa às 19.30 horas, com uma palestra sobre morcegos e prossegue com um passeio ao cair da noite, quando estes mamíferos voadores começam a sobrevoar os jardins reais - povoados por sebes de buxo, árvores, estátuas e lagos - em busca de alimento e de refúgio.
Durante aproximadamente duas horas, os participantes são convidados a descobrir esta espécie, como vive, como caça e por que motivo é essencial ao equilíbrio dos ecossistemas. Poderão, igualmente, ouvir os sons que os morcegos emitem, usando tecnologia de ultrassons e descobrindo o que é a ecolocação.
Os bilhetes para a atividade, disponíveis no site da Parques de Sintra, variam entre 10 euros para jovens (6 a 17 anos) e 12 euros para adultos.