
Tiriscópio é um espetáculo criado em Espanha
Foto: DR
JNTAG -Este ano assinala-se a terceira edição internacional do MATE Festival: evento criado em 2016, em Porto Alegre, sul do Brasil, e que desde 2023 tem uma versão internacional sediada em Coimbra.
Este é um festival diferente: pretende sobretudo celebrar o talento, o conhecimento e as relações humanas, sempre aliado à sustentabilidade e à inovação. Daí a sigla MATE - Música, Arte, Tecnologia e Educação. Nesta terceira edição, a decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, até 26 de outubro, há programas para os mais novos e, se vives na região, podes aproveitar!
Este sábado e domingo, dias 25 e 26 de outubro por exemplo, podes conhecer o Tiriscópio: espetáculo vindo diretamente de Espanha, que é no fundo um teatro em miniatura à escala 1:35, inspirado no Teatro Principal de Burgos. Combina marionetas e hologramas em espetáculos de 5 a 7 minutos, e que recria, em detalhe, a magia e os recursos técnicos dos grandes palcos. Acontece pelas 12 horas e 15.30 horas.
Também no domingo, 26, do Brasil, há Cantigas, Brinquedos e Brincadeiras: é às 11 horas, este concerto-brincadeira com cantigas, danças e construção de brinquedo popular.
Entre as conversas temáticas, às 14 horas de dia 25, fala-se no projeto School Band: uma iniciativa nacional que surgiu para colmatar a carência de oportunidades musicais na infância, principalmente em zonas como Alfena e Ermesinde, marcadas por fragilidades socioeconómicas e estruturais. Inspirado na metodologia Classband e nas tradições das Bandas Filarmónicas, o projeto centra-se na aprendizagem coletiva de instrumentos de sopro no contexto escolar, promovendo a prática regular e estruturada.
Podes consultar aqui o programa completo do MATE, sendo que há atividades com bilhetes e outras com inscrições.
