Hospital dos Bonequinhos: ir ao médico a brincar para não ter medo da bata branca

18.ª edição do Hospital dos Bonequinhos espera a visita de mais de 800 crianças
Foto: ULS Braga
JNTAG - Até sábado, 8 de novembro, a 18.ª edição do Hospital dos Bonequinhos, em Braga, mostra aos mais pequenos que não é preciso ter medo das batas brancas. São esperadas mais de 800 crianças. No último dia abrem-se as portas às famílias.
Corpo do artigo
É destinado a crianças entre os três e os seis anos, com o objetivo de reduzir o medo e a ansiedade de ir ao médico. Levando os seus brinquedos ao Hospital dos Bonequinhos, pretende-se que os mais pequenos façam um percurso pedagógico e interativo para cuidarem dos seus bonecos em diferentes fases do atendimento hospitalar: da Triagem à Imagiologia, passando pela Consulta e pela Cirurgia.

Foto: ULS Braga
O Hospital dos Bonequinhos é uma iniciativa da Unidade Local de Saúde de Braga e do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM). A 18.ª edição está a decorrer entre 5 e 8 de novembro e espera mais de 800 crianças do concelho ao longo dos quatro dias. No último dia, as portas abrem-se às famílias.

Foto: ULS Braga
À sua espera terão estudantes de Medicina e de outras áreas da Universidade do Minho e da Universidade do Porto, como Psicologia, Medicina Dentária, Optometria e Enfermagem que, de forma voluntária e sem esquecer a bata branca, recriam o atendimento clínico num ambiente descontraído e lúdico, que alia aprendizagem e brincadeira.

Foto: ULS Braga
Para Américo Afonso, presidente do Conselho de Administração da ULS Braga, "ao aproximar as crianças do contexto hospitalar de forma positiva e pedagógica, estamos a contribuir para uma sociedade mais informada, confiante e saudável".
E para os estudantes esta participação voluntária também é importante, "promovendo competências interpessoais indispensáveis para a sua formação enquanto futuros profissionais de saúde", sublinha Mariana Reis, diretora do Hospital dos Bonequinhos 2025, citada em comunicado.

