JNTAG - InGaming vai às Escolas é uma iniciativa para promover o bem-estar digital. Na sua primeira edição, envolveu duas mil pessoas, incluindo 1614 alunos.
Corpo do artigo
O InGaming vai às Escolas para sensibilizar alunos, professores, pais e outros agentes da comunidade escolar. Pretende combater o uso excessivo de ecrãs, mas também transformar os videojogos numa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências sociais, digitais e emocionais.
E o balanço da primeira edição é "muito positivo", diz a CDI Portugal, organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital. "Em menos de um ano, o projeto já envolveu diretamente mais de duas mil pessoas, incluindo 1614 alunos, 165 professores, 25 encarregados de educação, 45 psicólogos e 140 assistentes operacionais". Além disso, 109 estudantes universitários juntaram-se a esta "missão" e dinamizam as sessões de sensibilização nas escolas, dos quais 62 tornaram-se embaixadores do projeto.
Nas sessões InGaming, os alunos do 4.º ao 12.º ano são desafiados a refletir sobre "os benefícios e riscos dos videojogos, a adição digital, a discriminação - nomeadamente de género - no ambiente dos jogos e estratégias para um uso mais consciente da tecnologia", explica a promotora da iniciativa em comunicado.
Com os conhecimentos adquiridos, os participantes apresentaram cerca de 60 propostas criativas em quatro áreas temáticas: benefícios e riscos dos videojogos, adição aos videojogos, discriminação nos videojogos e estratégias de prevenção.
"Estamos a inverter o discurso do medo em relação aos videojogos. Este projeto mostra que, quando olhamos para os jogos com intencionalidade educativa, conseguimos criar empatia, desenvolver competências e prevenir riscos reais. É gratificante ver tantos jovens, professores e famílias envolvidos nesta mudança", afirma João Baracho, diretor-executivo do CDI Portugal, citado no comunicado.
Terminada a primeira edição, fica a garantia de que o projeto vai continuar no próximo ano letivo, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, da REN, do .PT e da Fidelidade, e as escolas interessadas podem encontrar mais informações e o formulário de inscrição no site do CDI Portugal.