JNTAG - A escola já começou e vontade e tempo para brincar e manter a imaginação a carburar não faltam. O Teatro Carlos Alberto, no Porto, tem várias propostas. Podes construir marionetas e ouvir histórias com bonecos, gente e animais, encenadas e acompanhadas por música especificamente composta para esse cenário e para esse momento.
Corpo do artigo
"Fimpalitos", sim, fimpalitos, palavra curiosa que dá nome ao ateliê e às figuras que podes construir com as tuas mãos. O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) dá a cada participante ferramentas e materiais necessários para criares uma personagem a teu gosto. O corpo desses fimpalitos é feito de sobras de cenografias de várias peças de teatro da cidade do Porto. Reutilizar é, portanto, o verbo que conduz esta atividade marcada para 11 de outubro, às 10 da manhã, para quem tem seis ou mais anos. No fim, todos, autores e construtores, levam para casa a sua muito pessoal mascote-mutante do FIMP. A inscrição é gratuita.
A 17 e 18 de outubro, há "Bonecos" no Carlos Alberto, ou melhor, histórias que conduzem a outras histórias numa viagem através de contos tradicionais africanos. "Onde há histórias não há fronteiras. Animais podem disfarçar-se de humanos e humanos podem transformar-se em animais. Uma menina pode atravessar o mar, percorrer o norte de África, cruzar o deserto do Saara, transpor o Sahel e chegar a um lugar desconhecido, onde crescem árvores que falam." Este é um excerto do texto que abre o apetite para a nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas que combina novas e velhas tecnologias, palavra e movimento, música e cinema em direto.
Não é coisa pouca. Num limbo entre a tradição e a modernidade, eis que surge "Bonecos" como prova de que "para compreender o presente é necessário ir ao passado e procurar histórias que não nos chegaram, que não foram contadas". Pelas cabeças e mãos de Sara Henriques, Rui Rodrigues, Quico Cadaval e Jorge Louraço Figueira e outros companheiros desta aventura. Sexta-feira às 11 horas e às 15 horas para escolas, entradas gratuitas. E no sábado, às 19 horas, para famílias e público, maiores de seis anos. A entrada custa 12 euros.
***
"FIMPALITOS", 11 de outubro, 10 horas, inscrição gratuita
"BONECOS", 17 de outubro, 11 horas e 15 horas para escolas; e 18 de outubro às 19 horas, bilhetes a 12 euros