Marca na agenda, sobretudo se és do sul do país: de 1 a 11 de maio, a cidade de Faro acolhe novamente o Mochila, Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens.
Corpo do artigo
Ao longo de 11 dias, dez espaços vão receber mais de 20 espetáculos de teatro, performance, dança, música e novo circo, para além de oficinas, ações de mediação cultural e uma conversa.
A programação é dirigida a todas as idades, com diversas propostas artísticas apresentadas ao ar livre e de entrada gratuita.
Este ano, a 5ª edição do Festival inicia-se com um "Lanche para pais e filhos" com um DJ Set do rapper, músico e ator Sir Scratch.
Seguem-se espetáculos dos músicos Luísa Sobral, Noiserv e Pedro Branco, e de companhias de dança e teatro, como Dançando com a Diferença, Companhia Mascarenhas Martins, Estúdio 13, Formiga Atómica, SillySeason ou LAMA Teatro.
São também esperadas companhias internacionais como Varanda Teatro (Brasil), Clown Enano (Espanha/Portugal), Efimer (Espanha) e ainda Compagnie Non Nova – Phia Ménard (França).
À semelhança dos anos anteriores, o Mochila desenvolve ainda ações de mediação cultural na cidade de Faro, como o Estojo– Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, uma iniciativa que conta com a participação de elementos da comunidade residente na região do Algarve e que apresentará no Festival a performance Emocionário da Água; e ainda o projeto Gang das Mochilas, constituído por cerca de 50 estudantes do curso profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Tomás Cabreia, que irão ocupar diversas ruas da cidade de Faro, com pequenas performances coreográficas.
O Festival Mochila realiza-se todos os anos desde 2021 e pretende promover uma descentralização da oferta cultural no país e democratizar o acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, desenvolvida por companhias e artistas nacionais e internacionais; bem como apostar numa “capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo”.
Podes consultar o programa completo, aqui.