
Movimento Go BLue assinala-se em várias partes do mundo
Foto: DR/Unicef
JNTAG - Pela primeira vez, Portugal junta-se à Unicef para assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança. Esta quinta-feira, 20 de novembro, monumentos de 21 cidades vão iluminar-se de azul.
Corpo do artigo
O movimento "Go Blue" (Ficar Azul, numa tradução literal) é uma iniciativa global da Unicef que desafia cidades e entidades de todo o mundo a unirem-se simbolicamente, no Dia Universal dos Direitos da Criança, iluminando de azul edifícios e monumentos emblemáticos.

Londres, Inglaterra (Foto: DR/Unicef)
"Todos os dias, milhões de crianças em todo o mundo veem os seus direitos ignorados ou diminuídos. O Go Blue é um movimento mundial simbólico, mas poderoso, que dá visibilidade aos direitos das crianças. Em Portugal a associação de mais de 20 municípios a esta iniciativa da Unicef, sublinha a importância da cooperação e da solidariedade para que os Direitos da Criança sejam uma realidade universal: para todas as crianças", salienta Beatriz Imperatori, diretora executiva da Unicef Portugal, citada em comunicado.
Em Portugal, entre as 18 horas e a meia-noite, serão iluminados de azul o Terreiro do Paço e Centro Cultural de Belém, Lisboa; Castelo dos Mouros, Sintra; Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras; Paços do Concelho de Cascais; Paços do Concelho de Setúbal; Templo Romano, em Évora; Castelo de Torres Novas; Castelo de Leiria; Paços do Concelho de Pombal; Biblioteca Joanina, em Coimbra; Porta dos Cavaleiros, em Viseu; Paços do Concelho de Castro Daire; Paços do Concelho de Espinho; Monumento à Comunidade Maiata, Maia; Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses; Castelo do Lanhoso, Póvoa do Lanhoso; Praça da República de Ovar; Paços do Concelho de Penafiel; Paços do Concelho de Seia; Paços do Concelho de Valongo e Paços do Concelho do Funchal.
A Unicef apela à partilha de imagens e vídeos dos edifícios iluminados de azul através da hashtag #GoBlue, como forma de divulgar este movimento mundial pelos Direitos da Criança.

Sidney, Austrália (Foto: DR/Unicef)
Sabe mais
Foi a 20 de novembro de 1959 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança, reconhecendo que todas as crianças, em qualquer parte do mundo, têm direito a proteção, educação, cuidados e oportunidades para crescerem com dignidade. E foi também neste dia, mas em 1989, que foi adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado que estabelece as obrigações dos Estados para garantir a todas as crianças o direito à sobrevivência, ao desenvolvimento, à proteção e à participação.

