
"Afetos: As mais belas coisas do mundo" até 4 de janeiro
Foto: DR
JNTAG - É uma história inspiradora. Flora é uma professora sonhadora que vê nas crianças o sentido mais profundo da vida. Flora acredita que ensinar é cultivar e que o saber é capaz de se transformar nas coisas mais belas do Mundo. Flora move-se em cenários que lembram jardins, envolta em tons pastéis e tecidos leves.
Assim é "Afetos: as mais belas coisas do mundo", o espetáculo de Natal do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, inspirado no delicado universo do escritor Valter Hugo Mãe e no seu livro "As mais belas coisas do mundo", que faz parte do Plano Nacional de Leitura.
Poesia, circo contemporâneo e teatro visual cruzam-se num ambiente onde a ternura se transforma em arte. A história acontece entre acrobacias suaves, malabarismos que desafiam a gravidade, onde o afeto é o fio que une cada número. Um espetáculo que celebra a beleza do cuidado e da partilha, pensado para crianças, famílias, comunidades, numa época tão especial como o Natal. Entre trapézios, palhaçaria e poesia, o circo torna-se sala de aula e a sala de aula transforma-se num palco, num tributo emocionado, para redescobrir o que de mais belo há na vida: o amor, a escuta, a partilha, o cuidar.
Momentos mágicos que confirmam o poder das palavras, realçam o olhar atento dos professores, e lembram o encanto da infância. Aliás, neste espetáculo, o INAC pretende homenagear os mestres, ou seja, quem ensina, os professores. Não é tudo. Quer também incentivar à leitura. A propósito, o livro que sustenta o enredo conta a história de um menino que procura encontrar respostas para os mistérios da vida, dentro do abraço do avô. Um conto que mostra a força dos afetos e da memória dos avós. Este circo quer também lembrar que devemos respeitar a Natureza, que todos fazemos parte dela, e que o meio ambiente tem de ser cuidado.
Tudo isto até 4 de janeiro, no Parque 1.° de Maio, em Vila Nova de Famalicão. Juliana Moura assume a direção artística e a encenação do espetáculo.
Sabe Mais
Afetos: As mais belas coisas do mundo
Quando Todos os dias até 4 de janeiro, às 17 horas (exceto 1 de janeiro)
Onde No Parque 1.º de Maio, Av. 25 de Abril, 330, Vila Nova de Famalicão
Preço Gratuito para menores de 3 anos; 7,5 euros para crianças e seniores; 10 euros para adultos
