JNTAG - O Museu da Marioneta está de volta: depois de seis meses a sofrer obras de renovação, o espaço histórico da EGEAC, em Lisboa, reabriu portas com visitas encenadas, oficinas e uma programação variada para escolas e famílias.
Corpo do artigo
E começa bem, com oficinas de verão: durante as férias, vais poder, por exemplo, embarcar numa viagem por salas de exposição nunca navegadas, construir marionetas de vara e de luva, ou até realizar um filme em “stop motion”. As informações estão disponíveis aqui.
De volta ao público
O Museu da Marioneta é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas. As coleções são constituídas por diferentes tipos de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras…
Além do circuito permanente e de exposições temporárias, o Museu aposta sempre na sua forte relação com as artes performativas, promovendo regularmente espetáculos de marionetas e formas animadas e apoiando festivais na área.
O espaço tem também uma extensa atividade de serviço educativo, que inclui visitas guiadas e ateliers para escolas, workshops para adultos, manhãs criativas para famílias.
O Museu da Marioneta foi primeiro criado em 1987, pela Companhia de Marionetas de São Lourenço. Em 2000, a falta de apoios ou subsídios institucionais comprometeram a viabilidade económica e a manutenção do projeto, mas a importância do acervo levou a Câmara de Lisboa, através da empresa municipal EGEAC, a celebrar um acordo com a proprietária da coleção original, o que permitiu a manutenção do museu e a sua transferência para o Convento das Bernardas, no Bairro da Madragoa, no centro de Lisboa.