JNTAG - Criado pouco depois da famosa Expo 98, em Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento está prestes a celebrar o seu 26.º aniversário. É já no dia 25 de julho que o maior Centro Ciência Viva do país abre portas às famílias, com entrada livre e atividades gratuitas para todas as idades.
Corpo do artigo
Foi a 1 de abril, Dia das Mentiras, que o Pavilhão do Conhecimento revelou uma notícia peculiar aos seguidores das redes sociais... dentro em breve, os seus visitantes seriam recebidos por robôs, desenvolvidos a partir de um trabalho conjunto entre a Ciência Viva e empresas e instituições do setor tecnológico. Estava lançado o mote para o aniversário do Pavilhão, no dia 25 de julho.
Agora, o espaço ainda não vai ter robôs programados com Inteligência Artificial (IA) a guiar-te, mas no dia do aniversário a anfitriã VIVA vai ter companhia. Robôs, tecnologia e inovação compõem o programa que começa às 10 horas e termina às 18 horas.
Karaoke com vozes robóticas, circuitos de investigação robótica e tecnológica feita em Portugal, atividades de programação de robôs que seguem caminhos e contornam obstáculos ou construção de autómatos a partir de materiais reciclados são algumas das atividades preparadas para este dia especial.
Quem marcar presença vai poder, ainda, conhecer robôs construídos por estudantes do ensino secundário e universitário, que participaram em concursos nacionais como a RoboCup ou o Festival Nacional de Robótica, testar os circuitos do cérebro ligados à linguagem e mostrar os seus dotes musicais com recurso a IA.