No Parque de Serralves, as atividades são frequentes e variadas. E porque biodiversidade é o que não falta neste espaço verde do Porto, muitas dessas atividades são de incentivo ao contacto com a natureza.
Corpo do artigo
No próximo domingo, 4 de maio, a atividade gratuita “Demonstração da Tosquia das Ovelhas da Quinta”, começa pelas 11 horas na Quinta do Parque, com entrada pela Rua Bartolomeu Velho.
E o que podes esperar? Bom, podes aprender, experienciar e talvez até ajudar! Trata-se de uma demonstração que ocorre uma vez por ano, na primavera, no Parque de Serralves e é realizada por Martin O’Connel, um tosquiador profissional natural da Nova Zelândia, que partilha a sua técnica e experiência.
Até porque há cuidados a ter e, com este especialista, os princípios de tosquia são respeitadores do animal e da fibra, até ao momento da retirada da lã.
A sessão constitui uma oportunidade única de contacto entre as famílias e as ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho, uma raça autóctone que vive na Quinta de Serralves, e de exploração da Lã enquanto fibra natural com inúmeros benefícios…
A atividade é desenvolvida em parceria com o Saber Fazer, uma iniciativa privada que se dedica à investigação, valorização e divulgação das técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal.