
"Pinóquio na Escola" é uma iniciativa que pretende ajudar a "identificar e combater a desinformação"
Foto: DR
JNTAG - "Pinóquio na Escola" é uma iniciativa que pretende ajudar os mais novos a "identificar e combater a desinformação". As inscrições para a segunda edição estão abertas até 27 de fevereiro.
Podem participar alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, em equipas de dois elementos. O desafio é identificar e analisar casos de desinformação em Portugal e/ou na Europa e apresentar um trabalho prático, explicando o contexto em causa, fazendo uma análise crítica e identificando os motivos da escolha. O formato é livre: texto, vídeo, áudio, etc.
As candidaturas pré-selecionadas terão depois uma fase de desenvolvimento do trabalho, o qual deverá ser entregue até 17 de maio.
No final, são selecionadas 14 equipas vencedoras, uma por cada nível de ensino (Básico e Secundário) e por cada região: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Na primeira edição foram selecionados sete trabalhos.
Os vencedores poderão acompanhar sessões de formação sobre o combate à desinformação, em Lisboa, com o contributo de todos os parceiros do projeto. A escola da equipa do ensino secundário mais bem classificada a nível nacional terá uma viagem a Estrasburgo, em novembro de 2026, promovida pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, no âmbito do Programa Euroscola.
O Parlamento Europeu é parceiro do projeto "Pinóquio na Escola", que junta o Polígrafo, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Podes consultar o aqui o regulamento e o formulário de candidatura.

