JNTAG - São mais de dois mil metros quadrados, acima de 100 maquetes impressionantes, centenas de modelos e tudo construído com quase 10 milhões de peças LEGO: aquela que é descrita como a maior exposição de modelos feitos com blocos de construção da Europa chega ao Centro de Congressos Alfândega do Porto a 24 de outubro, e por lá fica até 6 de abril de 2026. Há bilhetes mais baratos até à data de abertura!
Corpo do artigo
Mas vamos começar pelo início: a exposição chama-se "A Invasão dos Gigantes", o que se refere tanto ao tamanho dos modelos - a construção mais longa tem 60 metros de comprimento - como aos temas apresentados.
Queres exemplos? Uma das principais atrações é um Espinossauro, ou seja, um modelo em LEGO inspirado num dos maiores dinossauros predadores que já viveu na Terra. Construído com 900 mil peças, mede cinco metros de comprimento e tem três metros de altura.
Mas há mais: diretamente do universo Star Wars, vem o Tie Fighter, réplica da icónica nave, com três metros de altura. E podes também ver aquele que é, provavelmente, o fragmento da Grande Muralha da China em LEGO mais longo do mundo em escala.
Transformers, Disney e muito mais
Entre os muitos exemplos do que vais poder encontrar na Alfândega do Porto, está uma zona inspirada em Star Wars, que inclui um veículo feito com base no podracer de Anakin Skywalker e um modelo da nave Imperial Shuttle. Ainda no universo do cinema, há uma cena inspirada na transformação de Bumblebee, personagem da série "Transformers", de um icónico carro amarelo dos anos 80 para o lendário Autobot. Para quem gosta de filmes, também não faltam modelos dedicados a Harry Potter, Família Addams, Wednesday, Batman e muito mais.
Conta também com uma Torre de Pisa, com mais de 2,5 metros de altura e construído com 200 mil peças; um Braquiossauro, com dois metros de altura; a maquete de uma cidade inteira, construída com cerca de 750 mil peças, num total de 10 metros de comprimento e 20 metros quadrados de área; e um mundo de desenhos animados, com vários modelos dos personagens mais populares do universo infantil, como Gabby's Dollhouse, Peppa, Patrick, Minions e o encantado mundo das Princesas Disney.
"Ensinar e divertir"
Porque uma das principais ideias da exposição é "ensinar e divertir", os organizadores prepararam várias construções educativas com peças LEGO. Na zona "Corpo Humano", por exemplo, consegues explorar os sentidos humanos como o tato, a audição e a visão, seguir as fases de desenvolvimento da borboleta e do sapo, e descobrir um atlas de aves e insetos.
E que tal uma revisão de química? A tabela periódica dos elementos certamente ajudará nisso. Também não faltará uma representação visual da pirâmide de Maslow, apresentando a hierarquia das necessidades humanas.
Os fãs de videojogos, não foram esquecidos: há maquetes inspiradas no fenómeno Minecraft, no clássico jogo Super Mario Bros ou em Sonic. Os visitantes poderão encontrar a colorida pinhata "Supply Llama" do jogo Fortnite e, para os adeptos da velha guarda, há xadrez, matraquilhos e uma mesa de bilhar.
Modelos interativos e áreas para mais novos
E se além de montar blocos, os conseguires fazer mexer? Para os entusiastas da combinação entre peças e mecânica, na mostra poderás ativar comboios em movimento, um carrossel na grande cidade ou um avião a descolar. Mas não é tudo. Os visitantes poderão ainda acionar um castor que bate com a cauda, uma borboleta que bate as asas, um cavalo a galope ou pequenos cães-da-pradaria a correr.
Há também zonas dedicadas a obras de arte, quadros e esculturas e três zonas de diversão onde todos podem brincar. Segundo a organização, os bilhetes, online no site expopecas.eu estão com descontos de 15% até à meia-noite de 24 de outubro de 2025.